Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55935

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Tassiana Fernanda de-
dc.contributor.authorCORDEIRO, Erick Lucas Correia-
dc.date.accessioned2024-04-15T23:49:14Z-
dc.date.available2024-04-15T23:49:14Z-
dc.date.issued2024-03-15-
dc.date.submitted2024-04-03-
dc.identifier.citationCORDEIRO, Erick Lucas Correia. Uma sequência didática integrando robótica educacional e filosofia da ciência no ensino médio: reflexões sobre ética, tecnologia, meio ambiente e sociedade. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55935-
dc.description.abstractO presente trabalho consistiu na elaboração e aprimoramento de uma sequência didática, desenvolvida a partir das experiências vivenciadas na disciplina eletiva de Robótica Educacional em uma escola técnica estadual do estado de Pernambuco. Buscou-se nesta pesquisa, contribuir para os estudos iniciais da Robótica Educacional através do emprego interativo de metodologias didático-pedagógicas voltadas à ludicidade e com potencial filosófico, possibilitado mediante o desenvolvimento de uma abordagem lúdico-filosófica; notadamente explorando a Filosofia da Ciência, pois, para as discussões contemporâneas quanto a ética, sociedade e tecnologia na evolução exponencial da automação robótica e como, a partir disso, ela pode alterar a vida humana e, também, de todo o planeta. O método de pesquisa adotado para o estudo em questão é a pesquisa qualiquantitativa, também chamado de método misto. Quanto aos resultados decorrentes da aplicação da sequência didática, eles apontam para uma aprendizagem dinâmica, significativa e frutífera, refletindo-se, também, em um maior engajamento com respeito às temáticas sobre ética, filosofia e tecnologia trabalhadas. Somado a isso, percebe-se uma participação mais ativa dos discentes nas aulas, demonstrando uma postura crítica e reflexiva para com as discussões e indagações suscitadas.pt_BR
dc.format.extent78p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRobótica educacionalpt_BR
dc.subjectFilosofia da ciênciapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectEticapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleUma sequência didática integrando robótica educacional e filosofia da ciência no ensino médio: reflexões sobre ética, tecnologia, meio ambiente e sociedade.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/3666631831674781pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6530322206688430pt_BR
dc.description.abstractxThe present work consisted of the elaboration and enhancement of a didactic sequence, developed based on experiences in the elective course of Educational Robotics at a state technical school in the state of Pernambuco. In this research, the aim was to contribute to the initial studies of Educational Robotics through the interactive use of didactic-pedagogical methodologies focused on playfulness and with philosophical potential. This was made possible through the development of a ludic-philosophical approach, notably exploring the Philosophy of Science. This exploration is crucial for contemporary discussions on ethics, society, and technology in the exponential evolution of robotic automation and how it can alter human life and the planet as a whole. The research method adopted for the study in question is the qualiquantitative research, also known as mixed methods Regarding the results stemming from the implementation of the didactic sequence, they indicate dynamic, meaningful, and fruitful learning, also translating into increased engagement with the topics of ethics, philosophy, and technology addressed. Additionally, there is noticeable heightened participation of the students in classes, demonstrating a critical and reflective stance towards the discussions and inquiries raised.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Erick Lucas Correia Cordeiro.pdf1,09 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons