Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55832

Compartilhe esta página

Título: Autocratização comparada : democracias em retrocesso, eleições enviesadas e a expansão de autocracias eleitorais pelo mundo
Autor(es): BATISTA, Ian Rebouças
Palavras-chave: Ciência política; Regimes políticos; Democracia; Retrocesso democrático; Autocracia eleitoral; Eleições; Manipulação eleitoral
Data do documento: 9-Jan-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: BATISTA, Ian Rebouças. Autocratização comparada: democracias em retrocesso, eleições enviesadas e a expansão de autocracias eleitorais pelo mundo. 2024. Tese (Doutorado em Ciência Política) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O objetivo desta tese é investigar como a democracia pode ser desvirtuada por líderes democraticamente eleitos. Mais especificamente, investiga ações e medidas que esses líderes implementam para cumprir seus objetivos de autocratizar o regime no que diz respeito à mais primordial instituição democrática, o processo eleitoral. A caracterização como autocracia eleitoral é o ponto de chegada desses regimes que não suprimem a realização de eleições periódicas para a escolha do líder do Executivo, mas onde essas falham em promover uma real, livre e justa competição pelo poder. Esta tese identifica e estuda 35 transições de democracia para autocracia eleitoral, ocorridas entre 1990 e 2021, onde líderes desvirtuaram valores caros à democracia. A argumentação central deste trabalho é identificar o processo eleitoral como a nota de corte na transição entre democracia e autocracia eleitoral, e, a partir disso, investigar e categorizar tipos de autocratização baseados nas táticas e estratégias que foram implementadas e que miraram a maneira com que se dá a competição pelo poder. Buscando diferenciar principalmente estratégias de retrocesso democrático que enviesam a disputa eleitoral meses antes da eleição e táticas de fraude eleitoral implementadas no dia da votação, este trabalho testa as hipóteses de que, relacionados com esses caminhos distintos, estariam as instituições eleitorais, o relacionamento institucional do Executivo com os demais poderes e a mobilização da sociedade civil. A investigação qualitativa dos 35 casos permite a classificação das transições entre: Retrocesso Democrático, Manipulação Eleitoral e Violência Estatal. A partir disso, uma investigação quantitativa através de regressão multinominal e estudos de casos permitem identificar que elementos como a atuação da oposição no Legislativo e a mobilização da sociedade civil em apoio ao governo correspondem a condições que permitem, respectivamente, impedir ou permitir que o líder implemente um processo de retrocesso democrático.
Descrição: SILVA, Rodrigo Martins da, também é conhecido em citações bibliográficas por: SILVA, Marcelo Rodrigo Martins da.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55832
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Ciência Política

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Ian Rebouças Batista.pdf6,92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons