Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55830

Compartilhe esta página

Título: Dar a ler no encontro com o barro : convites para pensar a experiência da leitura na educação infantil
Autor(es): GOMES, Vannessa Rebeca Santana Aquilino
Palavras-chave: Crianças; Infância; Leitura; Educação infantil
Data do documento: 28-Ago-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: GOMES, Vannessa Rebeca Santana Aquilino. Dar a ler no encontro com o barro: convites para pensar a experiência da leitura na educação infantil. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: Esta pesquisa foi experienciada partindo de encontros. Encontros da pesquisadora consigo mesmo, com as crianças e suas experiências de leitura, com a infância e a escritadeste texto. Encontros com uma pesquisa de inspiração cartográfica, que seguiu os passosda obra do barro, invencionando momentos para que pudesse ser entendida como um todo. Como território existencial de investigação, através da cartografia, delimitou-se um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) na cidade de Caruaru-PE, tendo a participação de crianças das turmas Pré-escolar I (Grupo IV) na produção dos dados. Nosmovemos nesse plano com olhar e corpo aberto para cartografar os dizeres, fazeres e aprenderes das crianças sobre as experiências de leitura vivenciadas nos espaços-temposda pré-escola no contexto da Educação Infantil. Diante das aberturas de mundos e no processo da pesquisa fomos invencionando posições para mapear os dizeres, fazeres e aprenderes das crianças e a infância nas experiências de leitura; Acompanhar nos espaços- tempos da pré-escola as vivências, os movimentos instaurados pelas crianças para a experiência de leitura; Problematizar os dizeres, fazeres e aprenderes infantis nas experiências de leitura que atravessam o cotidiano das crianças. Tendo, pois como direcionadores do nosso olhar o Kohan (2005, 2007, 2015, 2019, 2020) que nos ensinou sobre infância; Skliar (2010, 2012, 2014, 2015, 2019, 2020) e Larrosa (2002, 2003, 2017,2018) que nos ensinaram uma nova forma de experienciar a leitura; Barros (2020) e Kastrup (2020) que nos ensinaram um novo modo de pesquisar; Corazza (2017), Fochi (2019), Almeida (2021) e Melo (2021) que nos ensinaram a ver a educação de forma mais artística, dentre outros. Defendemos a infância como um caminho de pesquisa, não como coleta de dados, mas sim, como criadoras desse próprio movimento de pesquisa, que nos coube reunir e registrar. Esses encontros nos convidaram a escapar da mesmidade e a pensar possibilidades de leituras outras: leituras experiências, leituras fugitivas, leituras de trocas, leituras que extrapolam o currículo e o espaçotempo escolar, leitura como gestode “dar a ler”, leitura criadora, leitura invencionice.
Descrição: GOMES, Vannessa Rebeca Santana Aquilino, também é conhecida em citações bibliográficas por: AQUILINO, Vannessa Rebeca Santana.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55830
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Vannessa Rebeca Santana Aquilino Gomes.pdf2,63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons