Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55830

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSALLES, Conceição Gislâne Nóbrega Lima de-
dc.contributor.authorGOMES, Vannessa Rebeca Santana Aquilino-
dc.date.accessioned2024-04-11T13:51:53Z-
dc.date.available2024-04-11T13:51:53Z-
dc.date.issued2023-08-28-
dc.identifier.citationGOMES, Vannessa Rebeca Santana Aquilino. Dar a ler no encontro com o barro: convites para pensar a experiência da leitura na educação infantil. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55830-
dc.descriptionGOMES, Vannessa Rebeca Santana Aquilino, também é conhecida em citações bibliográficas por: AQUILINO, Vannessa Rebeca Santana.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa foi experienciada partindo de encontros. Encontros da pesquisadora consigo mesmo, com as crianças e suas experiências de leitura, com a infância e a escritadeste texto. Encontros com uma pesquisa de inspiração cartográfica, que seguiu os passosda obra do barro, invencionando momentos para que pudesse ser entendida como um todo. Como território existencial de investigação, através da cartografia, delimitou-se um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) na cidade de Caruaru-PE, tendo a participação de crianças das turmas Pré-escolar I (Grupo IV) na produção dos dados. Nosmovemos nesse plano com olhar e corpo aberto para cartografar os dizeres, fazeres e aprenderes das crianças sobre as experiências de leitura vivenciadas nos espaços-temposda pré-escola no contexto da Educação Infantil. Diante das aberturas de mundos e no processo da pesquisa fomos invencionando posições para mapear os dizeres, fazeres e aprenderes das crianças e a infância nas experiências de leitura; Acompanhar nos espaços- tempos da pré-escola as vivências, os movimentos instaurados pelas crianças para a experiência de leitura; Problematizar os dizeres, fazeres e aprenderes infantis nas experiências de leitura que atravessam o cotidiano das crianças. Tendo, pois como direcionadores do nosso olhar o Kohan (2005, 2007, 2015, 2019, 2020) que nos ensinou sobre infância; Skliar (2010, 2012, 2014, 2015, 2019, 2020) e Larrosa (2002, 2003, 2017,2018) que nos ensinaram uma nova forma de experienciar a leitura; Barros (2020) e Kastrup (2020) que nos ensinaram um novo modo de pesquisar; Corazza (2017), Fochi (2019), Almeida (2021) e Melo (2021) que nos ensinaram a ver a educação de forma mais artística, dentre outros. Defendemos a infância como um caminho de pesquisa, não como coleta de dados, mas sim, como criadoras desse próprio movimento de pesquisa, que nos coube reunir e registrar. Esses encontros nos convidaram a escapar da mesmidade e a pensar possibilidades de leituras outras: leituras experiências, leituras fugitivas, leituras de trocas, leituras que extrapolam o currículo e o espaçotempo escolar, leitura como gestode “dar a ler”, leitura criadora, leitura invencionice.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleDar a ler no encontro com o barro : convites para pensar a experiência da leitura na educação infantilpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4442550083200588pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8110858923692305pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAApt_BR
dc.description.abstractxThis research was experencied by meetings. Meetings by the scientist with sheself, with children and them literary experiences, with the childhood and the writing of this research. Meetings with a research cartography inspiration, which one that followed the steps of the "Obra do barro”, creating moments to be understood like a whole. Like a existential territory of investigation, through of cartography, A city center was delimited for the education of the children called of "Centro Municipal de Educação Infantil" (CMEI), in the city of Caruaru - PE (Brazil), in view of the participation of the children of preschoolI (4th Group) in the data production. We got moved by that plan, with the look and openbody to the get cartographied the saying - to map the sayings, Duties and learnings about the children and them literary experiences lived in space-times of preschool in context ofChildish education. In front of the world's openings and in the research's process, we gotinventing positions to map the sayings, the children's duties and learnings and the childishin the literary experiences; To follow in the space-times of the preschool and the experiences, the established movements by the children for the literary experiences; problematize the childish's sayings, duties and learnings in the literary experiences that cross the daily life. Therefore, then like the drivers of our looks of the Kohan (2005, 2007, 2015, 2019, 2020), wich taught about childhood; Skliar (2010, 2012, 2014, 2015, 2019, 2020) and Larrosa (2002, 2003, 2017, 2018), wich taught us a new way to experience thereading; Barros (2020) and Kastrup (2020) wich taught us a new way to search; Corazza (2017), Fochi (2019), Almeida (2021) and Melo (2021) wich taught us to look the education more in a artistic way, and etc - and other- among others. We protected the childhood like as a path to a research, not like a data colect, but, like creators of this own research's movement, wich fit us to gather and record. Those meetings invited us to scapeof the monotony and think about the possibilities of the others reading: literary experiences, fugitive readings, exchange readings wich surpass the curriculum and the preschool space-time, reading is like a act of "give and read", creator reading, inconvection reading.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Vannessa Rebeca Santana Aquilino Gomes.pdf2,63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons