Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55723

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFREITAS, Antonio Carlos de-
dc.contributor.authorQUEIROZ, Nathálya lima de-
dc.date.accessioned2024-04-04T17:07:50Z-
dc.date.available2024-04-04T17:07:50Z-
dc.date.issued2024-03-18-
dc.date.submitted2024-03-28-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Nathálya Lima de. Importância de ações de educação em saúde, na extensão universitária, para a prevenção de cânceres. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Biomedicina) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55723-
dc.description.abstractO câncer, enquanto problemática de saúde pública, é uma das causas principais de óbito em todo o mundo e um obstáculo para a melhoria da expectativa de vida. Estima-se que um terço dos novos casos de câncer poderiam ser evitados, caso fatores de risco, como tabagismo, infecções sexualmente transmissíveis, dieta e inatividade física, fossem combatidos. Observou-se também que a incidência de câncer de mama e do colo uterino cresceram expressivamente, evidenciando a relevância de metodologias que contribuam para prevenir essas neoplasias. No Brasil, estima-se que, entre 2023 e 2025, ocorrerão cerca de 704 mil casos novos de câncer. Nesse contexto, as Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT) são responsáveis por mais da metade do total de mortes no Brasil, estando as neoplasias incluídas nessa categoria. Abordagens como a “prevenção e controle do câncer no contexto de uma abordagem integrada” são relevantes ao instituírem resoluções que visam auxiliar a promoção da saúde e reduzir fatores de risco relacionados ao câncer, em conjunto, a extensão universitária atua como ponte entre a comunidade acadêmica e a população, que encontrará, na sociedade, a oportunidade de elaboração da práxis de um conhecimento acadêmico que gera a promoção da saúde e a prevenção de doenças, como os cânceres. Nesse viés, foi realizada uma pesquisa de obtenção bibliográfica por meio de publicações de artigos científicos obtidos em meios eletrônicos nas bases de dados: Science Direct (Elsevier); BVS (Biblioteca Virtual em Saúde); Embase; Google Scholar e na biblioteca PubMED (National Library of Medicine). Também foi obtida e analisada a atual conjuntura das ações de educação em saúde na extensão universitária da Universidade Federal de Pernambuco. Portanto, o cerne deste estudo consistiu em utilizar palavras-chave adequadas à temática abrangendo as ações educativas em saúde para a prevenção de câncer, colocando a extensão universitária como elemento central para essa conduta. Após a leitura e seleção da literatura mais consistente e que endossasse a temática, foram selecionados os artigos e os demais documentos de referência utilizados para desenvolver os objetivos explorados, formando o arcabouço desta revisão narrativa. Diante da pesquisa e da análise realizada, evidenciou-se que as ações de educação em saúde devem envolver a compreensão de projetos da sociedade e as visões de mundo correspondentes, as quais atualizam-se nas formas de conceber e gerir os discursos e as práticas educativas no âmbito da saúde. Com isso, a extensão universitária surge como um apêndice importante para a ampliação, aplicação e ida das ações educativas em saúde para a população, atingindo as suas carências, pois a relação de forma mais direta existente entre a universidade e a comunidade é gerada por essa via. Além disso, pôde ser observada a escassez de dados recentes e atualizados sobre a educação em saúde, ressaltando a necessidade da elaboração de trabalhos científicos sobre o tema.pt_BR
dc.format.extent54p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCâncerpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectExtensãopt_BR
dc.subjectPrevençãopt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.titleImportância de ações de educação em saúde, na extensão universitária, para a prevenção de câncerespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Anna Jéssica Duarte-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1522937784118062pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3473903684822728pt_BR
dc.description.abstractxCancer, as a public health problem, is one of the main causes of death worldwide and an obstacle to improving life expectancy. It is estimated that a third of new cancer cases could be prevented if risk factors, such as smoking, sexually transmitted infections, diet and physical inactivity, were combatted. It was also observed that the incidence of breast and cervical cancer increased significantly, highlighting the relevance of methodologies that contribute to preventing these neoplasms. In Brazil, it is estimated that, between 2023 and 2025, there will be around 704 thousand new cases of cancer. In this context, Non-Communicable Diseases and Conditions (NCD) are responsible for more than half of the total deaths in Brazil, with neoplasms included in this category. Approaches such as “cancer prevention and control in the context of an integrated approach” are relevant when establishing resolutions that aim to help promote health and reduce risk factors related to cancer. Together, university extension acts as a bridge between the academic community and the population, who will find, in society, the opportunity to develop the praxis of academic knowledge that generates health promotion and disease prevention, such as cancer. In this sense, a bibliographical search was carried out through publications of scientific articles obtained electronically in the databases: Science Direct (Elsevier); VHL (Virtual Health Library); Embase; Google Scholar and in the PubMED library (National Library of Medicine). The current situation of health education actions in the university extension of the Federal University of Pernambuco was also obtained and analyzed. Therefore, the core of this study consisted of using keywords appropriate to the theme covering educational health actions for cancer prevention, placing university extension as a central element for this conduct. After reading and selecting the most consistent literature that endorsed the theme, the articles and other reference documents used to develop the explored objectives were selected, forming the framework of this narrative review. In view of the research and analysis carried out, it became clear that health education actions must involve the understanding of society's projects and corresponding world views, which are updated in the ways of conceiving and managing educational discourses and practices. in the field of health. With this, university extension emerges as an important appendix for the expansion, application and delivery of health educational actions to the population, addressing their needs, as the more direct relationship between the university and the community is generated by this via. Furthermore, the scarcity of recent and updated data on health education could be observed, highlighting the need for scientific work on the topic.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação em saúdept_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Genéticapt_BR
dc.degree.graduationBiomedicinapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0944125118455032pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0008-0260-1543pt_BR
Aparece en las colecciones: (CB - BM) - TCC - Biomedicina

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Nathálya Lima de Queiroz.pdf8,24 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons