Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55295

Share on

Title: Rap e educação em perspectiva: tensões discursivas em canções do rapper Criolo
Authors: SILVA, Geovane Gilvandro Leonardo da
Keywords: Criolo; Discurso; Hip hop; Rap nacional
Issue Date: 4-Oct-2023
Citation: SILVA, Geovane Gilvandro Leonardo da. Rap e educação em perspectiva: tensões discursivas em canções do rapper Criolo. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras Portugues - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2023.
Abstract: O presente Trabalho de Conclusão de Curso consiste numa análise de ocorrências de tensões discursivas em torno de algumas canções do rapper Criolo. Apoiado em contributos acadêmicos envolvendo a cultura Hip Hop, a pesquisa ora proposta tem como objetivo, a partir do arcabouço teórico da análise de discurso proposta por Orlandi (2012), confrontar as intenções sociais do movimento Hip Hop no Brasil com algumas passagens das canções “Até me emocionei”, “Subirusdoistiozin” e “Vasilhame”, com enfoque analítico na criação artística de Criolo, incluindo comentários acerca das motivações do rapper para, anos mais tarde, alterar os versos em análise. Ademais, busca-se uma forma dialógica entre as canções em análise, defendendo, como complementação, o Hip Hop enquanto expressão de educação não formal, em relação com a educação formal, tendo como referências precípuas turmas do ensino médio a partir de normativas educacionais oficiais, a exemplo da BNCC (2017), LDBEN (1996) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (2000), a fim de demonstrar a importância das construções cancioneiras do Rap como parte integrante da formação cidadã e educacional da juventude estudantil brasileira. Palavras-chave: Criolo; Discurso; Hip hop; Rap nacional.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55295
Appears in Collections:(TCC) - Letras - Português

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Geovane Gilvandro Leonardo da Silva.pdf13,97 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons