Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55229

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGITIRANA, Verônica-
dc.contributor.authorAZEVÊDO, Wilker Victor da Silva-
dc.date.accessioned2024-02-28T16:30:04Z-
dc.date.available2024-02-28T16:30:04Z-
dc.date.issued2020-06-26-
dc.identifier.citationAZEVÊDO, Wilker Victor da Silva. Investigando dificuldades de aprendizagem sobre circuitos elétricos: contribuições a partir de concepções, dos registros de representação e domínios tecnológicos. 2020. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55229-
dc.descriptionGITIRANA, Verônica, também é conhecida em citações bibliográficas por: FERREIRA, Veronica Gitirana Gomes.pt_BR
dc.description.abstractA tese tem como objetivo geral prospectar dificuldades de aprendizagem sobre ligações e associação entre resistores em Circuitos Elétricos. Para isso, investiga a construção do conhecimento, concepções e registros de representação. São evidenciados aspectos sobre diagramas, ligações, vocábulos e propriedades empíricas de recursos analógicos e digitais. A Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS) foi utilizada em suporte às interpretações sobre tratamento e conversão. Situações-problema projetadas foram definidas a partir de uma proposta de classificação de registros e domínios tecnológicos, resultando na Ferramenta de Análise de Concepções em Circuitos Elétricos (FACCE). Ela foi aplicada a vinte e seis (26) sujeitos, sendo dez (10) estudantes calouros de Engenharia Elétrica e outros dezesseis (16) do 1o ano de um curso Técnico de Eletroeletrônica integrado ao ensino médio. O delineamento metodológico contemplou duas etapas, em que a Análise de Conteúdo foi utilizada para dar suporte à descrição analítica e interpretação referencial dos dados. Estes permitiram revelar a compreensão de sujeitos sobre associação de resistores, resistência equivalente, a Lei de Ohm e a dissipação de potência. Acerca dos conhecimentos declarativos dos sujeitos, os resultados evidenciaram forte influência de uma lógica dialética posicional e uma superposição semântica quanto aos conceitos de seriação e paralelismo. As referências icônicas retrataram um raciocínio morfológico que integra uma dificuldade de aprendizagem. Dos domínios tecnológicos, há a necessidade ontológica de organização de registros, dos recursos analógicos e digitais nos dois sentidos de conversão, assim como confrontos a concepções não científicas e às barreiras de percepção do caráter tridimensional das ligações. Quanto às concepções, houve vínculo não apenas a dificuldades de compreensão dos conceitos basilares (tensão, corrente), mas também auxiliares (nó, ramo e malha). Os sujeitos dos dois grupos manifestaram similaridade quanto à natureza de dificuldades e concepções. Porém, os que lidam com recursos experimentais de perfil semiótico diferente do contexto dos materiais instrucionais, mesmo mais jovens, aplicam os conceitos fundantes e auxiliares de maneira mais orgânica, abstrata. Os resultados revelaram dificuldades endereçadas ao contexto algébrico (equivalência de expressões, operações com frações, proporcionalidade, potenciação, MMC) e ao geométrico (análise plana e espacial, simetria). Isso implicou na compreensão mais precisa do diagnóstico conceitual, acerca do que deve ser ensinado, e da necessidade de fundação de estudos topológicos, reexaminando e expandindo o conteúdo dos livros didáticos e técnico-científicos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEletricidadept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleInvestigando dificuldades de aprendizagem sobre circuitos elétricos : contribuições a partir de concepções, dos registros de representação e domínios tecnológicospt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9569952046882120pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4727708481050412pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThe main aim is to explore learning difficulties about connections and associations between resistors in Electrical Circuits. For this, it investigates the knowledge construction, conceptions and representation registers. Aspects about diagrams, connections, words and empirical properties of analog and digital resources are highlighted. The Theory of Registers of Semiotic Representation (TRSR) was used to support interpretations about treatment and conversion. Projected situations were defined based on a classification for registers and technological domains, resulting in the Tool for Conceptions Analysis in Electrical Circuits (T-CAEC). It was applied to twenty-six (26) subjects - ten (10) students at a first year in Electrical Engineering and another sixteen (16) from the first year of an Electro-electronics Technical course, which is integrated with high school. The methodological design included two stages, in which Content Analysis was used to support the analytical description and referential interpretation of the data. These allowed to reveal the subjects' understanding of resistor association, equivalent resistance, Ohm's Law and power dissipation. About the subjects' declarative knowledge, the results showed a strong influence of a positional dialectical logic and a semantic superposition regarding the concepts of serialization and parallelism. The iconic references portrayed a morphological reasoning which integrates a learning difficult. In the technological domains, there is an ontological need for organizing registers, analogical and digital resources in both directions of conversion, as well as confrontations with non- scientific conceptions and with perception barriers of the 3D connections. About misconceptions, there was a link not only to difficulties in understanding the basic concepts (voltage, current), but also auxiliary (node, branch and mesh). The subjects in the two groups showed similarity regarding the nature of difficulties and conceptions. However, those who work with experimental resources, in which a semiotic profile is different from the context of the instructional materials, although younger people, apply the main and auxiliary concepts with a more organic and abstract way. The results also revealed difficulties addressed to the algebraic context (equivalence of expressions, operations with fractions, proportionality, potentiation, MMC) and to the geometric (flat and spatial analysis, symmetry). This implied a more precise understanding of the conceptual diagnosis, about what should be taught, and the need to establish topological studies, reexamining and expanding the content of didactic and technical-scientific books.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Wilker Victor Da Silva Azevêdo.pdf10,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons