Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54877
Compartilhe esta página
Título: | Validação de um sistema de autoavaliação e orientação para a prática de atividade física |
Autor(es): | NASCIMENTO, Ariel José do |
Palavras-chave: | Sistemas especialistas; Inteligência artificial; Saúde pública; Estudo de validação; Exercício físico |
Data do documento: | 31-Ago-2022 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | NASCIMENTO, Ariel José do. Validação de um sistema de autoavaliação e orientação para a prática de atividade física. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | O comportamento físico, psicológico e social foi afetado pela necessidade do isolamento social devido a pandemia da COVID-19. Do ponto de vista da saúde pública, parece fundamental encontrar meios de mitigar esses problemas, evitando o aumento de doenças que podem agravar a saúde física e mental da população. Um dos fatores que pode ser prejudicado com o isolamento social é o nível de atividade física, que possui relação estreita com o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis em pessoas com altos índices de inatividade física e sedentarismo. Contudo, a orientação e a prescrição de atividades físicas têm sofrido com as dificuldades técnicas e metodológicas proporcionadas pelos ambientes virtuais. Pensando nisso, o objetivo do presente projeto foi desenvolver e validar um sistema especialista (SE) de autoavaliação e orientação para a prática de atividades físicas baseados em perfis individuais psicossociais. Participaram do estudo, professores doutores em educação física (n = 6). O projeto consistiu em cinco fases diferentes. Na primeira fase, foi realizada a idealização, criação do modelo conceitual e concepção do SE pelos pesquisadores responsáveis, além da criação dos questionários base do SE. Na segunda e terceira fase, foram realizados procedimentos de validação de conteúdo dos questionários e estabelecimento dos pesos matemáticos (base de regras do sistema especialista), junto ao Júri Expert e ao Usuário Final (homens e mulheres com idade superior a 18 anos). Na quarta fase, foi realizada a construção do SE. Na quinta fase será realizada a validade de conteúdo do SE e dos outputs gerados pelo SE. Foram realizadas análises estatísticas de concordância para determinar a validade de conteúdo do sistema de aconselhamento. Para as perguntas relacionadas à aptidão física autorrelatada, os resultados apontam níveis de concordância entre os júris que sugerem índices médios de clareza (66,7 ± 0,16%), precisão (83,3 ± 0,18%) e relevância (95,3 ± 0,34%) potencialmente adequados quanto ao conteúdo. Também foram encontrados níveis de concordância adequados quanto à clareza, precisão e relevância, respectivamente, para os questionários de sinais e sintomas (87,8 ± 0,08%; 74,5 ± 0,28%; 92,3 ± 0,24%), preferências (87,9 ± 0,27%; 91,7 ± 0,35%; 92,4 ± 0,34%) e nível de atividade física (86,7 ± 0,44%; 93,3 ± 0,39%; 93,3 ± 0,50%). O sistema especialista de orientação para a prática de atividade física se mostrou válido quanto ao conteúdo dos questionários. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54877 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Ariel José do Nascimento.pdf | 1,96 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons