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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54877

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Tony Meireles dos-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Ariel José do-
dc.date.accessioned2024-01-30T12:34:11Z-
dc.date.available2024-01-30T12:34:11Z-
dc.date.issued2022-08-31-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Ariel José do. Validação de um sistema de autoavaliação e orientação para a prática de atividade física. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54877-
dc.description.abstractO comportamento físico, psicológico e social foi afetado pela necessidade do isolamento social devido a pandemia da COVID-19. Do ponto de vista da saúde pública, parece fundamental encontrar meios de mitigar esses problemas, evitando o aumento de doenças que podem agravar a saúde física e mental da população. Um dos fatores que pode ser prejudicado com o isolamento social é o nível de atividade física, que possui relação estreita com o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis em pessoas com altos índices de inatividade física e sedentarismo. Contudo, a orientação e a prescrição de atividades físicas têm sofrido com as dificuldades técnicas e metodológicas proporcionadas pelos ambientes virtuais. Pensando nisso, o objetivo do presente projeto foi desenvolver e validar um sistema especialista (SE) de autoavaliação e orientação para a prática de atividades físicas baseados em perfis individuais psicossociais. Participaram do estudo, professores doutores em educação física (n = 6). O projeto consistiu em cinco fases diferentes. Na primeira fase, foi realizada a idealização, criação do modelo conceitual e concepção do SE pelos pesquisadores responsáveis, além da criação dos questionários base do SE. Na segunda e terceira fase, foram realizados procedimentos de validação de conteúdo dos questionários e estabelecimento dos pesos matemáticos (base de regras do sistema especialista), junto ao Júri Expert e ao Usuário Final (homens e mulheres com idade superior a 18 anos). Na quarta fase, foi realizada a construção do SE. Na quinta fase será realizada a validade de conteúdo do SE e dos outputs gerados pelo SE. Foram realizadas análises estatísticas de concordância para determinar a validade de conteúdo do sistema de aconselhamento. Para as perguntas relacionadas à aptidão física autorrelatada, os resultados apontam níveis de concordância entre os júris que sugerem índices médios de clareza (66,7 ± 0,16%), precisão (83,3 ± 0,18%) e relevância (95,3 ± 0,34%) potencialmente adequados quanto ao conteúdo. Também foram encontrados níveis de concordância adequados quanto à clareza, precisão e relevância, respectivamente, para os questionários de sinais e sintomas (87,8 ± 0,08%; 74,5 ± 0,28%; 92,3 ± 0,24%), preferências (87,9 ± 0,27%; 91,7 ± 0,35%; 92,4 ± 0,34%) e nível de atividade física (86,7 ± 0,44%; 93,3 ± 0,39%; 93,3 ± 0,50%). O sistema especialista de orientação para a prática de atividade física se mostrou válido quanto ao conteúdo dos questionários.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSistemas especialistaspt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectSaúde públicapt_BR
dc.subjectEstudo de validaçãopt_BR
dc.subjectExercício físicopt_BR
dc.titleValidação de um sistema de autoavaliação e orientação para a prática de atividade físicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coDAMASCENO, Vinícius de Oliveira-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8731739673704128pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7794391753923854pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Fisicapt_BR
dc.description.abstractxPhysical, psychological and social behavior was affected by the need for social isolation due to the COVID-19 pandemic. From the point of view of public health, it seems essential to find ways to mitigate these problems, avoiding the increase in diseases that can aggravate the physical and mental health of the population. One of the factors that can be impaired with social isolation is the level of physical activity, which has a close relationship with the development of chronic non-communicable diseases in people with high rates of physical inactivity and sedentary lifestyle. However, the orientation and prescription of physical activities have suffered from the technical and methodological difficulties provided by virtual environments. Thinking about it, the objective of this project was to develop and validate an expert system (ES) of self-assessment and guidance for the practice of physical activities based on individual psychosocial profiles. PhD teachers in physical education (n = 6) participated in the study. The project consisted of five different phases. In the first phase, the idealization, creation of the conceptual model and conception of the ES by the responsible researchers was performed, in addition to the creation of the basic se questionnaires. In the second and third phase, procedures were performed to validate the questionnaires and establish the mathematical weights (rules base of the expert system), together with the Expert Jury and the Final User (men and women over the age of 18 years). In the fourth phase, the SE was built. In the fifth phase will be held the validity of content of the SE and the outputs generated by the ES. Statistical analysis of agreement was performed to determine the content validity of the counseling system. For questions related to self-reported physical fitness, the results indicate levels of agreement among juries that suggest mean levels of clarity (66.7 ± 0.16%), accuracy (83.3 ± 0.18%) and relevance (95.3 ± 0.34%) potentially adequate for content. Adequate levels of agreement were also found regarding clarity, accuracy and relevance, respectively, for the questionnaires of signs and symptoms (87.8 ± 0.0 88%; 74.5 ± 0.28%; 92.3 ± 0.24%), preferences (87.9 ± 0.27%; 91.7 ± 0.35%; 92.4 ± 0.34%) and level of physical activity (86.7 ± 0.44%; 93.3 ± 0.39%; 93.3 ± 0.50%). The expert system of guidance for the practice of physical activity proved to be valid regarding the content of the questionnaires.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3253053787565027pt_BR
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