Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54350

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMARQUES, Luciana Rosa-
dc.contributor.authorLIMA, Eline Aparecida da Silva-
dc.date.accessioned2023-12-22T11:50:38Z-
dc.date.available2023-12-22T11:50:38Z-
dc.date.issued2023-08-31-
dc.identifier.citationLIMA, Eline Aparecida da Silva. A gestão da educação pública em Olinda: repercussões do programa “Educar pra valer”. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54350-
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo analisar as repercussões do Programa Educar para Valer (doravante, EPV), implementado em 2019, no município de Olinda-PE. A pesquisa se alicerçou nos desdobramentos da referida política pública, com ênfase nas implicações que este pacote de intervenção pedagógica traz para a prática gestora dos diretores escolares. O EPV foi instituído em 2018, pela Associação Bem Comum, em parceria com a Fundação Lemann, com o propósito de prestar assessoria técnica e gratuita aos municípios partícipes, apoiando-os na implementação de boas práticas de gestão, com foco na alfabetização na idade certa e na superação dos baixos indicadores educacionais. Tendo como base o caráter positivo do referido programa evidenciado pela experiência pioneira na cidade de Sobral no Ceará, constatamos significativa disparidade em relação aos indicadores educacionais, em comparação aos demais municípios do território nacional. As demandas de investigação optaram pela observação do seu objeto em sua totalidade, priorizando uma pesquisa de cunho qualitativo, na perspectiva de Minayo (2002). Entrevistamos sete sujeitos envolvidos, de maneira direta e indireta, com o programa e, também, aplicamos questionários via google forms com todos os gestores escolares que tivessem, pelo menos, uma turma envolvida no programa EPV. Para a interpretação dos dados, recorremos à Análise de Conteúdo, na proposição realizada por Bardin (1988). Verificamos, a partir deste estudo, que é por meio de uma parceria entre o setor público e o setor que se vincula ao privado, que o direcionamento das decisões, que devem ser de ordem pública e impreterivelmente pedagógicas, são tomadas a despeito do que é qualidade educacional. Como consequência disto, os gestores escolares são sobrecarregados com funções administrativas - na perspectiva da reforma empresarial na educação -, além de terem maiores responsabilidades, principalmente quanto a prazos e metas,têm menos autonomia nas tomadas de decisões pedagógicas, que, por seu turno, são resultantes de um maior “controle” da escola por agentes externos. Constatamos também quea característica predominante do pacote de intervenção do EPV é a padronização dos processos pedagógicos, ocasionando uma violação de direitos ao serem suprimidas outras áreas de conhecimento, em decorrência de uma priorização curricular dos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, revelando uma cronometragem imposta como sugestão de rotina que infringe um processo educacional respeitoso no tempo, na cultura e nas diferentes potencialidades. O estudo também revelou que um dos objetivos do EPV, que é o de elevar as médias de proficiência nos anos iniciais através dos indicadores do IDEB, tem ocorrido de maneira inversa, ou seja, nas turmas de anos finais onde o programa não tem pacote de intervenção pedagógica, mas sim o Projeto Reconecta Saberes com foco na recomposição das aprendizagens dos estudantes do 9o ano do ensino fundamental implementado e organizado pelo corpo técnico da Secretária de Educação de Olinda.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolítica da educaçãopt_BR
dc.subjectPolítica da escola públicapt_BR
dc.subjectGestão da escolapt_BR
dc.titleA gestão da educação pública em Olinda : repercussões do programa “Educar pra valer”pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8278738740107080pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4453790962418369pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThe present study aimed to analyze the repercussions of the Educar para Valer Program (hereinafter, EPV), implemented in 2019, in the municipality of Olinda-PE. The research was based on the unfolding of the aforementioned public policy, with emphasis on the implications that this pedagogical intervention package brings to the management practice of school principals. The EPV was established in 2018 by the Bem Comum Association, in partnership with the Lemann Foundation, with the purpose of providing free technical assistance to the participating municipalities, supporting them in the implementation of good management practices, with a focus on literacy at the right age. and in overcoming low educational indicators. Based on the positive nature of the aforementioned program, evidenced by the pioneering experience in the city of Sobral in Ceará, we found a significant disparity in relation to educational indicators, compared to other municipalities in the national territory. The investigation demands opted for the observation of its object in its entirety, prioritizing a qualitative research, in the perspective of Minayo (2002). We interviewed seven subjects directly and indirectly involved with the program and also applied questionnaires via google forms with all school administrators who had at least one class involved in theprogram in question. For data interpretation, we resorted to Content Analysis, in the proposition made by Bardin (1988). We verified, from this study, that it is through a partnership between the public sector and the sector that is linked to the private sector, that thedirection of decisions, which must be of public order and imperatively pedagogical, are taken regardless of what is educational quality. As a consequence of this, school administrators are overloaded with administrative functions - from the perspective of business reform in education -, in addition to having greater responsibilities, especially regarding deadlines and goals, they have less autonomy in making pedagogical decisions, which, in turn, are the result of greater “control” of the school by external agents. We also found that the predominant characteristic of the EPV intervention package is the standardization of pedagogical processes, causing a violation of rights when other areas of knowledge are suppressed, as a result of a curricular prioritization of the curricular components of Portuguese Language and Mathematics, revealing a timing imposed as a routine suggestion that violates an educational process that respects time, culture and different potentialities. The study also revealed that one of the objectives of the EPV, which is to raise proficiency averages in the initial years through IDEB indicators, has occurred in the opposite way, that is, in final year groups where the program does not have a package of pedagogical intervention, but rather the Reconecta Saberes Project with a focus on recomposing the learning of students in the 9th year of elementary school implemented and organized by the technical staff of the Olinda Department of Education.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Eline Aparecida da Silva Lima.pdf3,26 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons