Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53996

Share on

Title: Eu: corpomodificado - uma reflexão sobre o estudo de Estela Lapponi e a trajetória de uma docente em formação do curso de Teatro da UFPE.
Authors: SILVA, Iale Samara Rodrigues da
Keywords: Teatro; Pessoa com Deficiência; Educação Inclusiva; Corpo Intruso
Issue Date: 4-Oct-2023
Citation: SILVA, Iale Samara Rodrigues da. Eu: corpomodificado - uma reflexão sobre o estudo de Estela Lapponi e a trajetória de uma docente em formação do curso de Teatro da UFPE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Teatro/Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Esta monografia apresenta uma reflexão sobre a relação da pessoa com deficiência e seu lugar na sociedade. O trabalho enfoca, em particular, os estudos da performer paulistana, Estela Lapponi, que se tornou uma pessoa com deficiência aos 24 anos de idade, e que, em sua busca por um lugar de pertencimento, desenvolveu o termo “corpo intruso”, um dos conceitos centrais para esta pesquisa. O estudo, que tem viés biográfico, busca no pensamento e na ação de Lapponi, como questionadora das práticas excludentes que afetam as pessoas com deficiência, elementos para um melhor entendimento da jornada formativa vivida pela própria autora desta pesquisa, como discente com limitações corporais no Curso de Teatro/Licenciatura, da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. O trabalho, que lança um breve olhar sobre o avanço dos direitos da pessoa com deficiência no Brasil, aborda ainda o termo “bipedia compulsória”, cunhado pelo artista-pesquisador Edu O, ao discutir as noções de “capacitismo” e de “inclusão”, chamando especial atenção para a necessidade de uma melhor preparação nessa temática para os docentes de Teatro.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53996
Appears in Collections:(TCC) - Teatro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Iale Samara Rodrigues da Silva.pdf539,93 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons