Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53923

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBUZEN JUNIOR, Clécio dos Santos-
dc.contributor.authorSANTOS, Willams Alves dos-
dc.date.accessioned2023-12-05T14:18:43Z-
dc.date.available2023-12-05T14:18:43Z-
dc.date.issued2022-11-04-
dc.date.submitted2023-11-14-
dc.identifier.citationSANTOS, Willams Alves dos. As práticas de leitura das bibliotecas comunitárias como ferramentas para a educação literária na escola. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53923-
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo evidenciar como as práticas de educação literária das bibliotecas comunitárias potencializam a educação literária nas escolas públicas. Logo, o presente trabalho evidencia duas ações realizadas por dois espaços de leitura (biblioteca comunitária Peró e biblioteca popular do Coque), como a Bolsa Amarela e o Sussurro Poético. As duas práticas de leitura direcionam o olhar para a sensibilização do leitor e a humanização (CANDIDO, 2012), mostrando o quanto a educação literária pode ser feita não só nas ambiências da educação formal, mas também em espaços em que são fortalecidos pela própria comunidade.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiblioteca comunitáriapt_BR
dc.subjectMediação de leiturapt_BR
dc.subjectEducação literáriapt_BR
dc.subjectPráticas de leiturapt_BR
dc.titleAs práticas de leitura das bibliotecas comunitárias como ferramentas para a educação literária na escolapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4923448022555137pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3757050031013762pt_BR
dc.description.abstractxThis article aims to show how the literary education practices of community libraries enhance literary education in public schools. Therefore, the present work highlights two actions carried out by two reading spaces (Peró community library and Coque popular library), such as Bolsa Amarelo and Sussurro Poético. The two reading practices direct the gaze to the reader's sensitization and humanization (CANDIDO, 2012), showing how much literary education can be done not only in formal education environments, but also in spaces where they are strengthened by the community itself.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Willams Alves dos Santos.pdf797,04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons