Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53923
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BUZEN JUNIOR, Clécio dos Santos | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Willams Alves dos | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-05T14:18:43Z | - |
dc.date.available | 2023-12-05T14:18:43Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-04 | - |
dc.date.submitted | 2023-11-14 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Willams Alves dos. As práticas de leitura das bibliotecas comunitárias como ferramentas para a educação literária na escola. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53923 | - |
dc.description.abstract | Este artigo tem como objetivo evidenciar como as práticas de educação literária das bibliotecas comunitárias potencializam a educação literária nas escolas públicas. Logo, o presente trabalho evidencia duas ações realizadas por dois espaços de leitura (biblioteca comunitária Peró e biblioteca popular do Coque), como a Bolsa Amarela e o Sussurro Poético. As duas práticas de leitura direcionam o olhar para a sensibilização do leitor e a humanização (CANDIDO, 2012), mostrando o quanto a educação literária pode ser feita não só nas ambiências da educação formal, mas também em espaços em que são fortalecidos pela própria comunidade. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Biblioteca comunitária | pt_BR |
dc.subject | Mediação de leitura | pt_BR |
dc.subject | Educação literária | pt_BR |
dc.subject | Práticas de leitura | pt_BR |
dc.title | As práticas de leitura das bibliotecas comunitárias como ferramentas para a educação literária na escola | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4923448022555137 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3757050031013762 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This article aims to show how the literary education practices of community libraries enhance literary education in public schools. Therefore, the present work highlights two actions carried out by two reading spaces (Peró community library and Coque popular library), such as Bolsa Amarelo and Sussurro Poético. The two reading practices direct the gaze to the reader's sensitization and humanization (CANDIDO, 2012), showing how much literary education can be done not only in formal education environments, but also in spaces where they are strengthened by the community itself. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Willams Alves dos Santos.pdf | 797,04 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons