Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53652
Compartilhe esta página
Título: | Tendências contemporâneas de publicidade no ambiente digital: peculiaridades do gênero publipost e o ensino da constelação de gêneros publicitários |
Autor(es): | Silva, Yasmim Cavalcante de Lima |
Palavras-chave: | Ambiente digital; Constelação de gêneros; Tecnogêneros; Publipost |
Data do documento: | 4-Out-2023 |
Citação: | SILVA, Yasmim Cavalcante de Lima. Tendências contemporâneas de publicidade no ambiente digital: peculiaridades do gênero publipost e o ensino da constelação de gêneros publicitários. 2023. 63 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Letras Português, Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | As intensas transformações no que entendemos por texto provocadas pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) passaram a exigir uma revisitação nos estudos sobre o gênero do discurso, devido à necessidade de abarcar especificidades multissemióticas e interacionais dos textos nativos digitais (TND) (Paveau, 2021), resultado da imbricação do humano com a máquina. Nesse cenário, a escola passa a ter diante de si um novo desafio: tratar das características desses TND, numa visão pós-dualista de linguagem, afinal, tratar um TND com as mesmas bases dos gêneros pré-digitais não é cabível. Nesse sentido, tomamos os (tecno)gêneros do discurso não como entidades isoladas (Bakhtin, 2003), mas em seus agrupamentos ou suas relações constelares. Para tal, adotamos a teoria da constelação de gêneros (Araújo, 2012, 2016, 2021) e a metáfora do gênero de Devitt (2009) como base para pensar a pedagogia de ensino de gêneros (Lêdo; Bezerra; Pereira, 2022; Bezerra; Pereira, 2018). Frente a isso, este trabalho, com base numa competência específica da Base Nacional Comum Curricular, do campo publicitário, tem como objetivo principal analisar as tendências contemporâneas da publicidade no ambiente digital. Especificamente, dentro desse contexto, pretendemos (i) investigar as estratégias de persuasão e viralização que são empregadas no tecnogênero publipost, bem como (ii) os efeitos de sentido resultantes das escolhas linguísticas e discursivas, para fins de compreender como essas particularidades contribuem para alcançar os objetivos comunicativos desse tecnogênero e o impacto social que ele exerce e (iii) apontar sua potencialidade pedagógica. Além disso, examinamos como a esfera publicitária e seus gêneros não apenas foram transmutados para o interior do ambiente digital, mas também incorporaram características de outras esferas da comunicação. Por fim, discutimos como a noção de constelação de gêneros, quando aplicada ao ensino de Língua Portuguesa, pode enriquecer as habilidades de leitura e compreensão dos alunos, os quais se caracterizam como escrileitores, capacitando-os a compreender e produzir discursos que circulam na web 2.0 ao reconhecerem a interconexão entre (tecno)gêneros, em suas relações constelares. Deste modo, a pesquisa revelou que o publipost pode desempenhar um papel significativo no cenário do ensino dos tecnogêneros, refletindo a adaptação flexível dos gêneros às demandas do ambiente online e preparando os alunos para serem competentes escrileitores em diferentes contextos digitais. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53652 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Yasmim Cavalcante de Lima Silva.pdf | 9,17 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons