Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53616

Share on

Title: Educação musical inclusiva: uma discussão sobre o ensino de musicografia Braille no curso de Licenciatura em Música da UFPE
Authors: GONDIM, Cintia Maria
Keywords: Musicografia Braille; Educação Inclusiva; Deficiência Visual
Issue Date: 12-May-2023
Citation: Gondim, Cintia Maria.Educação musical inclusiva: uma discussão sobre o ensino de musicografia braille no curso de licenciatura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Artes e Comunicação, Música - Licenciatura, 2023.
Abstract: Esta Monografia trata da Educação Inclusiva, voltada especificamente para os deficientes visuais que estudam Música. Devido à escassez de profissionais aptos a lecionar nesse segmento, e à necessidade de uma maior integração no meio universitário, temos como objetivo propor uma disciplina de introdução à Musicografia Braille para os discentes do curso de Licenciatura em Música da UFPE, visto que o curso já possui em seu perfil curricular a disciplina de LIBRAS como obrigatória. Dessa forma, uma disciplina para ensino de Musicografia Braille contemplaria os deficientes visuais e ainda ampliaria o conhecimento dos licenciandos não deficientes. As metodologias utilizadas neste trabalho foram a pesquisa bibliográfica, e a pesquisa documental. Esta última relacionada aos documentos oficiais da UFPE, como o perfil curricular do curso de Licenciatura em Música, bem como o modelo da ementa de ensino utilizado pelos professores do curso. Através desta monografia, pretendemos incentivar os futuros professores graduados a abraçarem a inclusão nas salas de aula.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53616
Appears in Collections:(TCC) - Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Cintia Maria Gondim.pdf1,42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons