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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53616

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Título: Educação musical inclusiva: uma discussão sobre o ensino de musicografia Braille no curso de Licenciatura em Música da UFPE
Autor(es): GONDIM, Cintia Maria
Palavras-chave: Musicografia Braille; Educação Inclusiva; Deficiência Visual
Data do documento: 12-Mai-2023
Citação: Gondim, Cintia Maria.Educação musical inclusiva: uma discussão sobre o ensino de musicografia braille no curso de licenciatura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Artes e Comunicação, Música - Licenciatura, 2023.
Abstract: Esta Monografia trata da Educação Inclusiva, voltada especificamente para os deficientes visuais que estudam Música. Devido à escassez de profissionais aptos a lecionar nesse segmento, e à necessidade de uma maior integração no meio universitário, temos como objetivo propor uma disciplina de introdução à Musicografia Braille para os discentes do curso de Licenciatura em Música da UFPE, visto que o curso já possui em seu perfil curricular a disciplina de LIBRAS como obrigatória. Dessa forma, uma disciplina para ensino de Musicografia Braille contemplaria os deficientes visuais e ainda ampliaria o conhecimento dos licenciandos não deficientes. As metodologias utilizadas neste trabalho foram a pesquisa bibliográfica, e a pesquisa documental. Esta última relacionada aos documentos oficiais da UFPE, como o perfil curricular do curso de Licenciatura em Música, bem como o modelo da ementa de ensino utilizado pelos professores do curso. Através desta monografia, pretendemos incentivar os futuros professores graduados a abraçarem a inclusão nas salas de aula.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53616
Aparece nas coleções:(TCC) - Música

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