Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53590

Comparte esta pagina

Título : Sob a luz do velho farol: construindo novas narrativas para as ruínas da casa do faroleiro
Autor : SANTOS, Oséias Liverson Ferreira dos
Palabras clave : Ruínas; Restauro; Projeto; Patrimônio cultural
Fecha de publicación : 3-oct-2023
Citación : SANTOS, Oséias Liverson Ferreira dos. Sob a luz do velho farol: construindo novas narrativas para as ruinas da casa do faroleiro. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : A perspectiva contemporânea sobre o restauro de remanescentes de edificações degradadas ao longo do tempo busca, a princípio, priorizar o perfeito equilíbrio entre preexistência e intervenção. Desse modo, são consideradas as distintas experimentações, metodologias e práticas que permitem a exploração de uma estratégia de mediação cuja finalidade é valorizar as características documentais, materiais e estéticas, inerentes ao seu estado de “antiguidade”. Tal procedimento se coloca como à continuação do seu esquecimento, ou seja, busca reabilitá-la, sem recorrer necessária ou exclusivamente ao refazimento ou à repristinação. O presente trabalho busca colocar em discussão as estratégias metodológicas e técnicas, concernentes às intervenções contemporâneas no patrimônio edificado em estado de ruína, com vistas a estabelecer alternativas de projeto que consideram as possibilidades de preservação e reuso, seu valor documental e o potencial narrativo, enquanto testemunha da ação do tempo.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53590
Aparece en las colecciones: (TCC) - Arquitetura e Urbanismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Oséias Liverson Ferreira dos Santos.pdf101,18 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons