Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53557
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FRANÇA, Eduardo Melo | - |
dc.contributor.author | CARVALHO, Larissa Caroline Wanderley | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-13T13:22:06Z | - |
dc.date.available | 2023-11-13T13:22:06Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-04 | - |
dc.date.submitted | 2023-11-06 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Larissa Caroline Wanderley. Dom Casmurro: entre a forma livre e a estética barroca. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Licenciatura em Português) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53557 | - |
dc.description.abstract | A recepção das obras machadianas percorreu diferentes etapas conceituais ao passar dos anos. Importantes teóricos compreendem que, após a publicação de Memórias Póstumas, a obra de Machado sofre uma guinada estética, identificada pela adoção da “forma livre”. Neste sentido, cada crítico investiu esforços em apreender como as características dessa nova formalização podem ser índices do projeto literário machadiano. Dialogando com os trabalhos de Sá Rego (1989) e Rouanet (2007), acreditamos que a forma da segunda fase dos romances de Machado pode ser entendida como uma adesão consciente a uma tradição literária, nomeada por Rouanet (2007, p. 227) como “forma shandiana”, que por sua vez apresenta-se como uma atualização moderna da Tradição Luciânica e da Sátira Menipeia, estudadas por Sá Rego (1989). Rouanet (2007) também sugere que a tradição shandiana pode ser lida como uma apropriação irônica do Barroco, aplicando sua hipótese na análise de fragmentos do romance de Brás Cubas. Levando adiante tal suposição, o presente trabalho propõe uma abordagem de Dom Casmurro que supõe a possibilidade de reconhecer, na forma do romance e na construção dos personagens, uma apropriação irônica da forma barroca. Concebemos aqui que o termo “Barroco”, apesar das suas circunscrições históricas, figura enquanto designador de uma estrutura psicológica, estética e subjetiva, podendo ser reconhecido por diversas alegorias ao longo do tempo e em diferentes cenários. Para endossar nossa hipótese, dividimos nosso trabalho em quatro principais etapas: I. Leitura da fortuna crítica machadiana; II. Leitura da bibliografia sobre o Barroco; III. Análise de Dom Casmurro. A especificidade da nossa leitura apontou para a atestação de traços barrocos em todo o romance, a exemplo do sujeito melancólico que Bento comprova ser, bem como a sua narrativa fragmentária, que pode ser lida enquanto uma apropriação estética do Barroco. Por sua vez, isso confirma o paradigma crítico com que começamos nosso trabalho: o cultivo da verticalidade psicológica, dos abismos interiores e o ceticismo possuem, na “forma livre” e fragmentada, seu lugar privilegiado de experiência ficcional. | pt_BR |
dc.format.extent | 61 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Machado de Assis | pt_BR |
dc.subject | Barroco | pt_BR |
dc.subject | Dom Casmurro | pt_BR |
dc.subject | forma livre | pt_BR |
dc.subject | tradição shandiana | pt_BR |
dc.title | Dom Casmurro: entre a forma livre e a estética barroca | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5974243297232605 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1212143542139385 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The reception of Machado's works went through different conceptual stages over the years. Important theorists understand that, after the publication of The Posthumous Memoirs, Machado's work underwent an aesthetic shift transformation characterized by the adoption of 'free form'. In this sense, each critic has endeavored to comprehend how the characteristics of this new formalization could serve as indicators of Machado's literary project. Dialoguing with the works of Sá Rego (1989) and Rouanet (2007), we believe that the form of the second phase of Machado's novels can be interpreted as a conscious adherence to a literary tradition, named by Rouanet (2007, p. 227) as the "shandian form", which presents itself as a modern update of the Lucianic Tradition and Menippean Satire, explored by Sá Rego (1989). Rouanet (2007) further suggests that the Shandian tradition can be read as an ironic appropriation of the Baroque, a hypothesis applied here to the analysis of excerpts from Brás Cuba's novel. Building on this assumption, this paper proposes examination of Dom Casmurro that posits the potential for identifying an ironic appropriation of the Baroque form in the novel's structure and the development of its characters. We conceive here that the term "Baroque," despite its historical confines, serves as a descriptor of a psychological, aesthetic, and subjective structure that can be recognized through various allegorical interpretations across time and contexts. To support our hypothesis, we divide our work into three main stages: I. Reading of the critical reception of Machado's work; II. Reading of the bibliography on the Baroque; III. Analysis of Dom Casmurro. Our particular reading reveals the presence of Baroque elements throughout the novel, including the melancholic nature of Bento's character and his fragmented narrative, which can be interpreted as an aesthetic incorporation of the Baroque. This confirms the critical paradigm that underpins our study: the cultivation of psychological depth, inner abysses, and skepticism finds its privileged place of fictional experience in the "free form" and fragmented narrative. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes::Letras | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Larissa Caroline Wanderley Carvalho.pdf | 452,26 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons