Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53393
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RAMOS, João Eduardo Fernandes | - |
dc.contributor.author | PEREIRA, Meirere Lucio | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-01T13:04:56Z | - |
dc.date.available | 2023-11-01T13:04:56Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-14 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Meirere Lucio. Casos de crimes no ensino de física: explorando a mediação e o caráter lúdico no ensino de mecânica com atividades de perícia criminal. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53393 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho foi baseado nos parâmetros da Experiência da Aprendizagem Mediada (EAM) formulada por Reuven Feuerstein. Parâmetros que indicam as condições que precisam ser criadas para uma mediação eficaz (nas edições brasileiras, que abordam a teoria deste autor, convencionou-se chamar esses parâmetros de critérios de mediação ou parâmetros de características da mediação). O presente trabalho também se apoiou na hipótese da integração hierárquica defendida no livro Pozo, J. I.; Gómez Crespo M. A. Aprender y enseñar ciencia: Del conocimiento cotidiano al conocimiento científico. 6a ed. Madrid: Ediciones Morata, S.L. (2009). O produto educacional foi aplicado em duas turmas, de uma escola particular, de 9o ano do ensino fundamental 2 (ambas com 43 alunos). Quando aberto para comentários anônimos, os alunos indicaram que a sequência didática aplicada trouxe motivação para aprender (89,2% se sentiram motivados para aprender), desenvolvimento social (75,7% acharam fácil defender sua opinião junto ao seu grupo) e transcendeu a sala de aula (81,1% sentiram que fizeram uma reflexão acerca do cuidado de si mesmo e dos outros). A sequência didática proposta fornece uma opção para o ensino dos conceitos iniciais da mecânica clássica de maneira contextualizada através de casos fictícios, de cenas de crime, para serem solucionados pelos alunos por meio da perícia criminal, que deve ser realizada em vestígios montados nessas cenas de crime. Onde eles precisarão recorrer a conceitos matemáticos e físicos na busca por essa solução. O caráter lúdico da atividade se mostrou bastante eficiente no quesito motivação. A sequência didática é composta por 06 (seis) casos criminais envolvendo os seguintes conteúdos: apresentação das áreas de atuação da física, unidades de medida de comprimento e tempo, notação científica, referencial, trajetória, velocidade escalar instantânea e velocidade escalar média, leis de Newton, força de atrito e energia mecânica. Vale ressaltar que a lista de conteúdos citadas anteriormente é a dos conteúdos explícitos na sequência didática, mas há conteúdos implícitos e que podem ser explorados como continuação a este trabalho, são eles: algarismo significativo, teorema da energia cinética, lançamento oblíquo, regressão linear e método Monte Carlo. A principal tarefa do professor na sequência didática será o de mediador. Fornecendo aos mediados a oportunidade de serem os protagonistas em seus processos de aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Física (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Perícia (Exame técnico) – Caruaru (PE) | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem por experiências | pt_BR |
dc.subject | Feuerstein, Reuven, 1921 - | pt_BR |
dc.subject | Integração na educação – Caruaru (PE) | pt_BR |
dc.subject | Educação lúdica | pt_BR |
dc.title | Casos de crimes no ensino de física : explorando a mediação e o caráter lúdico no ensino de mecânica com atividades de perícia criminal | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6017554863510470 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9925151374094133 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Ensino de Fisica | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study has been based on the parameters of the Mediated Learning Experience (MLE) formulated by Reuven Feuerstein. These parameters indicate the conditions that need to be created for effective mediation (in Brazilian editions that report this author’s theory, it has been agreed to call these parameters critérios de mediação ou parâmetros de características da mediação). This current study has also been based on the hypothesis of hierarchical integration defended in the book Pozo, J. I.; Gómez Crespo M. A. Aprender y Enseñar ciencia: Del conocimiento cotidiano al conocimiento científico. 6th ed. Madrid: Ediciones Morata, S.L. (2009). The educational product was applied in two classes, a private school, 9th grade of elementary school 2 (both with 43 students). When open to anonymous comments, these students indicated that the didactic sequence applied brought motivation to learn (89.2% felt motivated to learn), social development (75.7% found it easy to defend their opinion with their group) and transcended the classroom (81.1% felt that they made a reflection about the care of themselves and others). The proposed didactic sequence provides an option for the teaching of the initial concepts of classical mechanics in a contextualized way through fictitious cases, crime scenes, to be solved by students through criminal expertise, which must be carried out on traces mounted at these crime scenes. Where they will need to resort to mathematical and physical concepts in the search for this solution. The playful character of the activity proved to be quite efficient in terms of motivation. The didactic sequence consists of 6 (six) criminal cases involving the following contents: presentation of the physics’ expertise areas, measurement units of length and time, scientific notation, referential, trajectory, instantaneous scalar speed, average scalar speed, Newton’s laws, friction force and mechanical energy. It is worth mentioning that the list of contents mentioned above is part of explicit contents in the didactic sequence, but there are implicit contents that can be explored as a continuation of this study as oblique throw, linear regression, and Monte Carlo method. The main teacher’s task in the didactic sequence will be the mediator, providing to the students the opportunity to be the protagonists in their learning processes. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Ensino de Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Meirere Lucio Pereira.pdf | 6,67 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons