Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53348

Share on

Title: Palhaçaria (clown) como ferramenta terapêutica em um grupo de afasia no contexto da pandemia do covid-19 : relato de caso.
Authors: BARROS, Eduarda Grasieli da Silva
Keywords: afasia; arte; clown; covid-19
Issue Date: 22-Apr-2023
Citation: Barros, Eduarda Grasieli da Silva. Palhaçaria (clown) como ferramenta terapêutica em um grupo de afasia no contexto da pandemia do covid-19: relato de caso. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Fonoaudiologia)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O presente relato tem por objetivo descrever os efeitos do uso da palhaçaria no contexto do grupo terapêutico na comunicação e qualidade de vida de um paciente com afasia com sintomas predominantemente expressivos, através da comparação de resultados obtidos em três períodos de análise. Trata-se de um estudo de caso. Foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa sob o número de parecer 1.692.729. A pesquisa foi realizada de forma remota/assíncrona, através de plataformas digitais. A coleta de dados foi realizada, na plataforma digital Google meet, no período de setembro de 2021 a janeiro de 2023. A análise foi realizada em três períodos, sendo eles divididos em: Período pré intervenção clownesca, Período pós intervenção clownesca e Follow up. Foram utilizados protocolos específicos para análise da qualidade de vida, comunicação e bem-estar do indivíduo . A comparação entre os períodos evidenciou que a prática da palhaçaria causou efeitos positivos na melhora da qualidade de vida e comunicação funcional do participante. As plataformas digitais apresentaram-se como recurso de apoio, contribuindo para a perpetuação das terapias e evolução do participante.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53348
Appears in Collections:(TCC) - Fonoaudiologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Eduarda Grasieli da Silva Barros.pdf249,34 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons