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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53322

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Título: Decolonialidade e educação: Repensando as relações de poder no ambiente escolar.
Autor(es): FERREIRA, Tadeu da Silva
Palavras-chave: Decolonialidade; Resistência discente; Relações de poder; Subalternidade; Indisciplina
Data do documento: 27-Set-2023
Citação: FERREIRA, Tadeu da Silva. Decolonialidade e educação: Repensando as relações de poder no ambiente escolar. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: O trabalho de pesquisa se concentra na abordagem da decolonialidade na educação, visando repensar as relações educativas e abordar as situações de resistência dos alunos às normas. Começando com uma contextualização do colonialismo e sua influência nas estruturas de poder, exploramos como a decolonialidade surge como uma resposta crítica a esses legados coloniais. A decolonialidade busca questionar as estruturas de poder, reconhecer a pluralidade de saberes e identidades culturais, e promover uma educação equitativa e emancipatória. No contexto educacional, a decolonialidade pode ser vista como fundamental para promover uma educação que valorize a diversidade e construa relações de diálogo e colaboração, compreendendo que as relações de poder dentro da escola muitas vezes perpetuam dinâmicas de subalternidade e resistência dos alunos. A pesquisa adota uma abordagem exploratória e explicativa, com base em pesquisa bibliográfica e documental no qual será realizado uma análise de dados das plataformas Capes e ANPed. O estudo será qualitativo, analisando o conteúdo dos documentos coletados para compreender as perspectivas dos pesquisadores sobre o pensamento decolonial na educação e as situações de resistência discente. Com base nos resultados, conclui-se que é imperativo dar mais atenção ao tema da decolonialidade na educação, ouvindo as vozes dos discentes e repensando as práticas pedagógicas e as relações de poder no ambiente escolar. Essa abordagem não apenas pode melhorar a experiência educacional dos alunos, mas também contribuir para uma sociedade equitativa.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53322
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