Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53240

Share on

Title: Atitudes de estudantes de enfermagem frente à pessoa com transtornos relacionados ao uso de álcool
Authors: LUCENA, Maria Renata de
Keywords: Saúde; Educação; Saúde mental
Issue Date: 21-Sep-2023
Citation: LUCENA, Maria Renata de. Atitudes de estudantes de enfermagem frente à pessoa com transtornos relacionados ao uso de álcool. 2023. 17 f. TCC (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória, Enfermagem, Vitória de Santo Antão, 2023.
Abstract: Objetiva identificar as atitudes dos estudantes de enfermagem de uma Universidade pública do interior de Pernambuco frente à pessoa com transtornos relacionados ao uso de álcool. Estudo transversal, descritivo, exploratório, realizado com os estudantes de graduação de enfermagem, no período de fevereiro a abril de 2023. Foi utilizada para a coleta de dados, a escala validada de Atitudes Frente ao álcool, ao Alcoolismo e as pessoas com transtornos relacionados ao uso do álcool (Fatores 1 e 2), e um questionário sociodemográfico para caracterização da amostra. A análise foi realizada por meio de estatísticas descritivas, e tabelas de frequência para apresentação dos dados. Os resultados evidenciaram atitudes positivas dos estudantes de enfermagem frente à pessoa com transtornos relacionados ao uso de álcool, entretanto, foram observadas algumas atitudes negativas, como o medo da agressividade das pessoas com transtornos relacionados ao uso do álcool. Concluiu-se que os estudantes de enfermagem apresentaram atitudes predominantemente positivas frente à pessoa com transtornos relacionados ao uso de álcool, entretanto, evidenciou-se uma tendência a atitudes negativas em relação as pessoas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53240
Appears in Collections:(CAV) TCC - Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Maria Renata de Lucena.pdf461,63 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons