Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53168

Compartilhe esta página

Título: Trabalho e saúde na agroindústria sucroalcooleira: os canavieiros na Junta de Conciliação e Julgamento de Goiana/PE (1967)
Autor(es): ANDRADE, Emerson Rodrigo Barreto de
Palavras-chave: Trabalhadores canavieiros; Saúde; Agroindústria sucroalcooleira; Zona canavieira de Pernambuco; Junta de Conciliação de Julgamento
Data do documento: 23-Mai-2022
Citação: ANDRADE, Emerson Rodrigo Barreto de. Trabalho e saúde na agroindústria sucroalcooleira: os canavieiros na Junta de Conciliação e Julgamento de Goiana/PE (1967). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Os canavieiros do nordeste brasileiro são atores históricos marcados por uma exploração trabalhista secular dentro do sistema de plantation açucareira que atravessa a história de Pernambuco, do período colonial à República. Inseridos em um processo de trabalho organizado sob a lógica capitalista, eles foram submetidos a intenso ritmo de produção, condições laborais insalubres, remunerações insuficientes e precária alimentação. Em decorrência disso, o cotidiano dos canavieiros era permeado pela fome, acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Os casos de desnutrição abundavam nessa população, situação amplamente divulgada por pesquisadores como Josué de Castro, Nelson Chaves e Malaquias Batista Filho. A categoria só conquistou direitos trabalhistas efetivos em 1963, com o Estatuto do Trabalhador Rural (ETR). Este trouxe as garantias mais significativas e sistematizadas de direitos acidentários e previdenciários que os trabalhadores rurais haviam conquistado até então, embora nem todas tenham sido implementadas de imediato. Ainda, a partir de 1967, a Ditadura Empresarial-Militar (1964-1985) realizou uma série de retrocessos na legislação sobre acidentes e doenças do trabalho. Assim, o presente trabalho teve como objetivo estudar as relações trabalhistas do setor sucroalcooleiro, a fim de entender e evidenciar como elas impactaram, no ano de 1967, a saúde dos trabalhadores canavieiros. Para isso, analisou-se, através da metodologia da História Serial, processos da Junta de Conciliação e Julgamento de Goiana/PE, à época órgão federal de primeira instância da Justiça do Trabalho. Essa documentação e as séries produzidas a partir dela foram analisadas em diálogo com a literatura médica e historiografia sobre as relações trabalhistas na zona canavieira.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53168
Aparece nas coleções:(TCC) - História (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Emerson Rodrigo Barreto de Andrade.pdf854,83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons