Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53146

Compartilhe esta página

Título: Física moderna contemporânea no ensino médio: análise das novas propostas curriculares dos estados do Nordeste.
Autor(es): SILVA, Aline Maria da
Palavras-chave: Currículo de ensino; Física moderna contemporânea; Nordeste
Data do documento: 4-Out-2023
Citação: SILVA, Aline Maria da. Física moderna contemporânea no ensino médio: análise das novas propostas curriculares dos estados do Nordeste. 2023. Trabalho de conclusão de Curso Licenciatura em Física - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: O presente trabalho consiste em numa pesquisa de caráter qualitativo nos novos currículos de ensino médio da região Nordeste, a fim de verificar a recorrência dos conteúdos de Física Moderna Contemporânea e fazer reflexões, discussões sobre os dados obtidos e suas implicações. Através de uma coleta eletrônica feita nos referenciais curriculares, verificou-se que dos nove estados, apenas seis apresentavam conteúdos correspondentes, e desses seis, apenas dois contemplavam uma maior quantidade de objetos de conhecimento. Para discussão dos resultados, foi levada em consideração a importância que tem a aprendizagem da física moderna para enriquecer a construção do pensamento científico e trazê-la para a realidade do aluno; o contexto histórico da elaboração das grades curriculares e a proposta apresentada para o novo ensino médio através da Base Nacional Curricular Comum. Nesse novo formato para a educação básica, disciplinas eletivas são ofertadas juntamente com as obrigatórias, tradicionalmente já lecionadas. Essa possibilidade, acabou estreitando as áreas de conhecimento ensinadas nas escolas. Acrescentando as dificuldades que docentes encontram em aplicar a física moderna, a distância que muitos estudantes tem dessa abordagem, e a não relevância dada pelos estados na montagem dos currículos, o resultado é um Nordeste com jovens que possuirão noções de Física Clássica mas não terão quase nenhuma dimensão do que existe além, mais profundamente, refletido na evolução tecnológica e científica acontecendo no mundo que o cerca.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53146
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Aline Maria da Silva.pdf522,86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons