Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53146

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRAMOS, João Eduardo Fernandes-
dc.contributor.authorSILVA, Aline Maria da-
dc.date.accessioned2023-10-23T19:52:21Z-
dc.date.available2023-10-23T19:52:21Z-
dc.date.issued2023-10-04-
dc.date.submitted2023-10-21-
dc.identifier.citationSILVA, Aline Maria da. Física moderna contemporânea no ensino médio: análise das novas propostas curriculares dos estados do Nordeste. 2023. Trabalho de conclusão de Curso Licenciatura em Física - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53146-
dc.description.abstractO presente trabalho consiste em numa pesquisa de caráter qualitativo nos novos currículos de ensino médio da região Nordeste, a fim de verificar a recorrência dos conteúdos de Física Moderna Contemporânea e fazer reflexões, discussões sobre os dados obtidos e suas implicações. Através de uma coleta eletrônica feita nos referenciais curriculares, verificou-se que dos nove estados, apenas seis apresentavam conteúdos correspondentes, e desses seis, apenas dois contemplavam uma maior quantidade de objetos de conhecimento. Para discussão dos resultados, foi levada em consideração a importância que tem a aprendizagem da física moderna para enriquecer a construção do pensamento científico e trazê-la para a realidade do aluno; o contexto histórico da elaboração das grades curriculares e a proposta apresentada para o novo ensino médio através da Base Nacional Curricular Comum. Nesse novo formato para a educação básica, disciplinas eletivas são ofertadas juntamente com as obrigatórias, tradicionalmente já lecionadas. Essa possibilidade, acabou estreitando as áreas de conhecimento ensinadas nas escolas. Acrescentando as dificuldades que docentes encontram em aplicar a física moderna, a distância que muitos estudantes tem dessa abordagem, e a não relevância dada pelos estados na montagem dos currículos, o resultado é um Nordeste com jovens que possuirão noções de Física Clássica mas não terão quase nenhuma dimensão do que existe além, mais profundamente, refletido na evolução tecnológica e científica acontecendo no mundo que o cerca.pt_BR
dc.format.extent23p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCurrículo de ensinopt_BR
dc.subjectFísica moderna contemporâneapt_BR
dc.subjectNordestept_BR
dc.titleFísica moderna contemporânea no ensino médio: análise das novas propostas curriculares dos estados do Nordeste.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9925151374094133pt_BR
dc.description.abstractxThe present work consists of a qualitative research study in the new high school curricula of the Northeast region, in order to verify the recurrence of Contemporary Modern Physics contents and to reflect and discuss the data obtained and its implications. Through an electronic collection made in the curricular references, it was found that out of the nine states, only six presented corresponding contents, and of these six, only two included a greater quantity of knowledge objects. For the discussion of the results, the importance of learning modern physics to enrich the construction of scientific thinking and to bring it to the students' reality was taken into consideration; the historical context of the elaboration of the curricula and the proposal presented for the new high school through the National Common Curricular Base. In this new format for basic education, elective subjects are offered together with the compulsory ones, traditionally already taught. This possibility has ended up narrowing the areas of knowledge taught in schools. Adding to the difficulties that teachers encounter in teaching modern physics, the distance that many students have from this approach, and the lack of relevance given by the states in the assembly of the curricula, the result is a Northeast with young people who will have notions of Classical Physics but will have almost no understanding of what exists beyond, more deeply, reflected in the technological and scientific evolution happening in the world around them.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Aline Maria da Silva.pdf522,86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons