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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53146
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | RAMOS, João Eduardo Fernandes | - |
dc.contributor.author | SILVA, Aline Maria da | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-23T19:52:21Z | - |
dc.date.available | 2023-10-23T19:52:21Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-04 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-21 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Aline Maria da. Física moderna contemporânea no ensino médio: análise das novas propostas curriculares dos estados do Nordeste. 2023. Trabalho de conclusão de Curso Licenciatura em Física - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53146 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho consiste em numa pesquisa de caráter qualitativo nos novos currículos de ensino médio da região Nordeste, a fim de verificar a recorrência dos conteúdos de Física Moderna Contemporânea e fazer reflexões, discussões sobre os dados obtidos e suas implicações. Através de uma coleta eletrônica feita nos referenciais curriculares, verificou-se que dos nove estados, apenas seis apresentavam conteúdos correspondentes, e desses seis, apenas dois contemplavam uma maior quantidade de objetos de conhecimento. Para discussão dos resultados, foi levada em consideração a importância que tem a aprendizagem da física moderna para enriquecer a construção do pensamento científico e trazê-la para a realidade do aluno; o contexto histórico da elaboração das grades curriculares e a proposta apresentada para o novo ensino médio através da Base Nacional Curricular Comum. Nesse novo formato para a educação básica, disciplinas eletivas são ofertadas juntamente com as obrigatórias, tradicionalmente já lecionadas. Essa possibilidade, acabou estreitando as áreas de conhecimento ensinadas nas escolas. Acrescentando as dificuldades que docentes encontram em aplicar a física moderna, a distância que muitos estudantes tem dessa abordagem, e a não relevância dada pelos estados na montagem dos currículos, o resultado é um Nordeste com jovens que possuirão noções de Física Clássica mas não terão quase nenhuma dimensão do que existe além, mais profundamente, refletido na evolução tecnológica e científica acontecendo no mundo que o cerca. | pt_BR |
dc.format.extent | 23p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Currículo de ensino | pt_BR |
dc.subject | Física moderna contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Nordeste | pt_BR |
dc.title | Física moderna contemporânea no ensino médio: análise das novas propostas curriculares dos estados do Nordeste. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9925151374094133 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work consists of a qualitative research study in the new high school curricula of the Northeast region, in order to verify the recurrence of Contemporary Modern Physics contents and to reflect and discuss the data obtained and its implications. Through an electronic collection made in the curricular references, it was found that out of the nine states, only six presented corresponding contents, and of these six, only two included a greater quantity of knowledge objects. For the discussion of the results, the importance of learning modern physics to enrich the construction of scientific thinking and to bring it to the students' reality was taken into consideration; the historical context of the elaboration of the curricula and the proposal presented for the new high school through the National Common Curricular Base. In this new format for basic education, elective subjects are offered together with the compulsory ones, traditionally already taught. This possibility has ended up narrowing the areas of knowledge taught in schools. Adding to the difficulties that teachers encounter in teaching modern physics, the distance that many students have from this approach, and the lack of relevance given by the states in the assembly of the curricula, the result is a Northeast with young people who will have notions of Classical Physics but will have almost no understanding of what exists beyond, more deeply, reflected in the technological and scientific evolution happening in the world around them. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra::Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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