Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53127

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGARCIA, Lucas José-
dc.contributor.authorCUTALO, Aline de Lima Guedes-
dc.date.accessioned2023-10-21T00:23:40Z-
dc.date.available2023-10-21T00:23:40Z-
dc.date.issued2023-09-28-
dc.date.submitted2023-10-19-
dc.identifier.citationCUTALO, Aline de Lima Guedes. Placa Alfabetizadora Tridimensional Inclusiva (PATI): ampliando recursos inclusivos para alfabetização de pessoas cegas. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53127-
dc.description.abstractO presente artigo traz a temática da Educação Inclusiva voltada para pessoas com deficiência visual caracterizada como cegueira, possuindo uma abordagem qualitativa e utilizando metodologias científicas para pesquisar e reunir subsídios sobre o assunto junto a metodologia de Design do Duplo Diamante, objetivando o desenvolvimento de uma proposta de artefato inclusivo que auxiliasse no aprendizado e treino do alfabeto formal por pessoas cegas, tendo como resultado o desenvolvimento da Placa Alfabetizadora Tridimensional Inclusiva: ampliando recursos inclusivos para a alfabetização de pessoas cegas, que possibilita ao cego a aquisição do conhecimento de forma menos abstrata e mais próximo a didática voltada a alunos videntes, possibilitando também o treino da escrita, contribuindo para a ampliação de recursos inclusivos para a alfabetização de pessoas cegas.pt_BR
dc.format.extent30p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titlePlaca Alfabetizadora Tridimensional Inclusiva (PATI): ampliando recursos inclusivos para alfabetização de pessoas cegas.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2607040687679312pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3093013344692696pt_BR
dc.description.abstractxThis article brings the topic of external Inclusive Education for people with visual impairments characterized as blindness, using a qualitative approach and using scientific methodologies to research and provide support on the subject along with the Double Diamond Design methodology, aiming to develop a proposal of inclusive arts that assist in the learning and training of the formal alphabet for blind people, resulting in the development of the Inclusive Three-Dimensional Literacy Board: expanding inclusive resources for the literacy of blind people, which enables the blind to acquire knowledge in a less abstract and closer to teaching aimed at visual students, also enabling writing training, contributing to the expansion of inclusive resources for literacy training for blind people.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outros::Desenho de Projetospt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Designpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0009-0563-7012pt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Aline de Lima Guedes Cutalo.pdf808,94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons