Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53127
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GARCIA, Lucas José | - |
dc.contributor.author | CUTALO, Aline de Lima Guedes | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-21T00:23:40Z | - |
dc.date.available | 2023-10-21T00:23:40Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-28 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-19 | - |
dc.identifier.citation | CUTALO, Aline de Lima Guedes. Placa Alfabetizadora Tridimensional Inclusiva (PATI): ampliando recursos inclusivos para alfabetização de pessoas cegas. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53127 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo traz a temática da Educação Inclusiva voltada para pessoas com deficiência visual caracterizada como cegueira, possuindo uma abordagem qualitativa e utilizando metodologias científicas para pesquisar e reunir subsídios sobre o assunto junto a metodologia de Design do Duplo Diamante, objetivando o desenvolvimento de uma proposta de artefato inclusivo que auxiliasse no aprendizado e treino do alfabeto formal por pessoas cegas, tendo como resultado o desenvolvimento da Placa Alfabetizadora Tridimensional Inclusiva: ampliando recursos inclusivos para a alfabetização de pessoas cegas, que possibilita ao cego a aquisição do conhecimento de forma menos abstrata e mais próximo a didática voltada a alunos videntes, possibilitando também o treino da escrita, contribuindo para a ampliação de recursos inclusivos para a alfabetização de pessoas cegas. | pt_BR |
dc.format.extent | 30p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Design | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.title | Placa Alfabetizadora Tridimensional Inclusiva (PATI): ampliando recursos inclusivos para alfabetização de pessoas cegas. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2607040687679312 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3093013344692696 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This article brings the topic of external Inclusive Education for people with visual impairments characterized as blindness, using a qualitative approach and using scientific methodologies to research and provide support on the subject along with the Double Diamond Design methodology, aiming to develop a proposal of inclusive arts that assist in the learning and training of the formal alphabet for blind people, resulting in the development of the Inclusive Three-Dimensional Literacy Board: expanding inclusive resources for the literacy of blind people, which enables the blind to acquire knowledge in a less abstract and closer to teaching aimed at visual students, also enabling writing training, contributing to the expansion of inclusive resources for literacy training for blind people. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Outros::Desenho de Projetos | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Design | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0009-0563-7012 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAA-ND): TCC - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Aline de Lima Guedes Cutalo.pdf | 808,94 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons