Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53053

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALENCAR, Maria Fernanda dos Santos-
dc.contributor.authorMOTTA, Rodrigo de Lima-
dc.date.accessioned2023-10-18T14:40:20Z-
dc.date.available2023-10-18T14:40:20Z-
dc.date.issued2023-05-11-
dc.date.submitted2023-10-11-
dc.identifier.citationMOTTA, Rodrigo de Lima. A história oral no currículo da EJA: reflexões no contexto escolar tacaimboense/PE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53053-
dc.description.abstractHistoricamente, a educação brasileira foi regida pelo que Freire chamou de educação bancária, pautada na hierarquização das relações educador-educando, na falta de dialogicidade e de contextualização com as realidades existente e que objetiva a reprodução da lógica do mercado. Este contexto auxilia na permanência das relações socioeconômicas vigentes e impossibilita que as histórias dos povos e de suas comunidades tenham espaço na sociedade e na sala de aula. Se contrapondo a este contexto, trazemos a história oral como uma ferramenta pedagógica garantidora do resgate à fala dos sujeitos, do diálogo e do estreitamento da relação entre educador-educando. Desse modo, estabelecemos como problema de pesquisa: qual o espaço da história oral no currículo da EJA em uma escola municipal de Tacaimbó-PE? A relevância dessa pesquisa está em compreender como a história da classe trabalhadora, principal público da EJA, está sendo desenvolvida em sala de aula. Visando a resposta da questão, partimos de uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, por meio da pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A discussão teórica, presente nos tópicos de desenvolvimento, está fundamentada nos autores que abordam essa temática, tais como: Haddad e Di Pierro (2000), Strelhow (2010), Lódi e Sanceverino (2021), Farias e Furlanetti (2021), Arroyo (2011; 2008) Thompson (1992; 2002) Santhiago e Magalhães (2015), Sônia (2006) e Freire (1992; 2003; 2020). Os resultados encontrados na pesquisa evidenciam a utilização da história oral na EJA de Tacaimbó destacando que, durante a sua utilização, gera o resgate da fala dos sujeitos e a aproximação na relação educador-educando. Quanto aos pontos negativos de sua utilização, notamos que as respostas não foram muito detalhadas, mas foi-se citado a escrita e a leitura dos educandos.pt_BR
dc.format.extent49p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectHistória Oralpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.titleA história oral no currículo da EJA: reflexões no contexto escolar tacaimboense/PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5535666132266910pt_BR
dc.description.abstractxHistorically, Brazilian education has been governed by what Freire called banking education, based on the hierarchical relationship between educators-learners, the lack of dialogicity and contextualization with existing realities that aim at reproducing the logic of the market. This context contributes to the maintenance of existing socioeconomic relationships and prevents the histories of peoples and their communities from having a place in society and in the classroom. In contrast to this context, we bring oral history as a tool that guarantees the rescue of subjects' speech, dialogue, and the strengthening of the relationship between educatorlearner. Thus, we establish as a research problem: what is the space of oral history in the EJA curriculum in a municipal school in Tacaimbó-PE? The relevance of this research lies in understanding how the history of the working class, the main audience of EJA, is being developed in the classroom. Aiming to answer this question, we conducted an exploratory qualitative approach research, through bibliographic, documentary, and field research. The theoretical discussion, present in the development topics, is based on authors who address this issue, such as: Haddad and Di Pierro (2000), Strelhow (2010), Lódi and Sanceverino (2021), Farias and Furlanetti (2021), Arroyo (2011; 2008), Thompson (1992; 2002), Santhiago and Magalhães (2015), Sônia (2006) and Freire (1992; 2003; 2020). The results found in the research show the use of oral history in the EJA of Tacaimbó, highlighting that, during its use, it generates the rescue of the subjects' speech and the approach in the educator-learner relationship. As for the negative points of its use, we noticed that the responses were not very detailed, but the writing and reading of the learners were mentioned.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Rodrigo de Lima Motta.pdf404,35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons