Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52877
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PEREIRA, Sônia Virgínia Martins | - |
dc.contributor.author | GOMES, Andreza Kaisa dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-11T13:23:53Z | - |
dc.date.available | 2023-10-11T13:23:53Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-15 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-09 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Andreza Kaisa dos Santos. Polêmicas desqualificadoras e processos interativos de letramentos: reflexões sobre o letramento crítico-digital no ensino de Língua Portuguesa. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52877 | - |
dc.description.abstract | O discurso digital carrega singularidades que se diferenciam das interações que ocorrem fora da web, em perspectiva pré-digital, o que aponta para a necessidade de se considerar as particularidades dessa esfera de interação discursiva, sob uma concepção pós-dualista da linguagem. À vista disso, este trabalho objetiva analisar as polêmicas desqualificadoras, envoltas em processos e peculiaridades do tecnodiscurso, como possibilitadoras de um trabalho teórico-metodológico sobre o letramento crítico-digital, nas aulas de Língua Portuguesa. Para isso, escolhemos o ecossistema Instagram como ambiente a ser estudado, selecionando três perfis verificados e suas postagens que compuseram o corpus expandido, que gerou o corpus restrito. Este utilizado para tecer considerações sobre as polêmicas desqualificadoras e o tecnodiscurso, pois evidenciou mais consistentemente o nosso objeto de pesquisa. Assim, com base nos conceitos-categorias de análise advindos dos estudos de Paveau (2021) e Amossy (2017), selecionamos 4 (quatro) publicações completas, com seus respectivos comentários, e realizamos uma análise descritivista-interpretativista pautada no perspectivismo em rede, como proposto por Malini (2016) e Recuero (2009). Os resultados obtidos apontam para o fato de que, ainda que a polêmica possua uma função social importante limitada à esfera democrática (Amossy, 2017), no ambiente digital a busca incessante por engajamento transforma o diálogo em troca de insultos. Para que tal fenômeno ocorra, observamos que determinados recursos retóricos e provenientes do próprio ambiente digital facilitam a ciberviolência discursiva, ainda que o Instagram institua configurações que busquem minimizar tais confrontos, como a limitação de comentários. Dessa forma, identificamos a necessidade de que o trabalho com as TDIC, nos processos do ensino de práticas de linguagem, seja pautado em um continuum do letramento (Janks, 2018), que considere tanto os aspectos constitutivos do ambiente digital, quanto a dimensão crítica dos discursos circulados on-line. Isso porque, além dos documentos curriculares oficiais demonstrarem a necessidade de uma abordagem crítica da cultura digital, não há a possibilidade de haver um letramento digital responsável sem que sejam desenvolvidas noções críticas acerca de seu funcionamento, no ambiente digital, que favorecem as interações tecnolinguageiras. | pt_BR |
dc.format.extent | 62p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Polêmicas desqualificadoras | pt_BR |
dc.subject | Tecnodiscurso | pt_BR |
dc.subject | Letramento crítico-digital | pt_BR |
dc.title | Polêmicas desqualificadoras e processos interativos de letramentos: reflexões sobre o letramento crítico-digital no ensino de Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/0840041014854111 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1673025156495316 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The digital discourse consists of singularities that differ from interactions occurring outside the web, in a pre-digital perspective, which points to the need to consider the particularities of this sphere of discursive interaction, under a post-dualist conception of language. In view of this, the present paper aims to analyze the disqualifying polemics, involved in processes and peculiarities of technodiscourse, as enabling a theoretical-methodological work on critical digital literacy, in Portuguese Language classes. For this, the Instagram ecosystem as the environment to be studied was chosen, selecting three verified profiles and their posts composed the expanded corpus, which generated the restricted corpus. This was used to make considerations about the disqualifying polemics and the technodiscourse, as it showed more consistently our research object.Thus, based on the concepts-categories of analysis arising from the studies by Paveau (2021) and Amossy (2017), we selected 4 (four) complete publications, with their respective comments, and carried out a descriptive-interpretative analysis based on network perspectivism, as proposed by Malini (2016) and Recuero (2009). The results point to the fact that, although controversy had an important social function limited to the democratic sphere (Amossy, 2017), in the digital environment, the incessant search for engagement transforms dialogue into an exchange of insults. For this occur, we observe that certain rhetorical resources and those coming from the digital environment facilitate discursive cyberviolence, even though Instagram institutes configurations that seek to minimize this type of confrontations, such as comment limitations. Therefore, it was identified the need for work wiith TDIC, in the processes of teaching language practices, to be based on a continuum of literacy (Janks, 2018), which considers both the constitutive aspects of the digital environment and the critical dimension of the speeches circulated online. This is because, in addition to official curriculum documents demonstrating the need for a critical approach to digital culture, there is no possibility of having responsible digital literacy without developing critical notions about its functioning in the digital environment, which favor technological interactions. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Andreza Kaisa dos Santos Gomes.pdf | 9,22 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons