Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52598

Comparte esta pagina

Título : Efeito da ciclagem mecânica e da estratégia caracterizadora na resistência a flexão biaxial de cerâmicas vítreas para CAD/CAM
Autor : ARAÚJO, Rafaela Barbosa
Palabras clave : Vitrocerâmica; Caracterização extrínseca; Resistência à flexão; Prótese dentária; CAD/CAM
Fecha de publicación : 31-jul-2023
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : ARAÚJO, Rafaela Barbosa. Efeito da ciclagem mecânica e da estratégia caracterizadora na resistência a flexão biaxial de cerâmicas vítreas para CAD/CAM. 2023. Dissertação (Mestrado em Odontologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito de diferentes estratégias de caracterização extrínseca na resistência à flexão biaxial das cerâmicas vítreas para CAD/CAM após fadiga por ciclagem mecânica. Blocos da cerâmica ZLS (Suprinity- silicato de lítio reforçado com zircônia) e de cerâmica LD (E max CAD- dissilicato de lítio) foram arredondados e cortados em forma de disco para obtenção de 120 amostras com dimensão final de 12 mm de diâmetro 1,2 mm ± 0,2mm de espessura. Foram obtidos 60 discos de cada material, os quais foram distribuídos aleatoriamente em 4 grupos (n=15) e cada cerâmica recebeu três estratégias de caracterização diferentes (Gl: Glazer – cristalização seguida de glazer; Pig: Pigmentação – cristalização seguida de pigmentação; Est: Estratificação – cristalização seguida de estratificação) enquanto as amostras controle não receberam nenhuma aplicação (Cl: Controle). Os discos foram submetidos à ciclagem mecânica (1x106 ciclos, com frequência de 4 Hz, carga constante de 50 N para as de dissilicato de lítio e de 30 N para as de silicato de lítio) e em seguida ao teste de resistência à flexão biaxial (célula de carga de 1000 Kgf até o momento da fratura). Os dados obtidos foram submetidos a análise estatística de variância (ANOVA), teste de Tukey e teste t (α=5%). Os resultados revelaram que houve alteração da resistência à fratura em razão da estratégia de caracterização utilizada para as amostras LD (p=0,001) e para as ZLS (p=0,0010). Para a cerâmica LD, todos os grupos apresentaram diferença estatisticamente significativa entre si. Para ZLS, os grupos ZLS Pig e ZLS Cl apresentaram resultados semelhantes, porém diferentes dos grupos ZLS Gl e ZLS Est, diferentes entre si. O teste t entre os tipos de cerâmica apontou diferença estatisticamente significante apenas entre os grupos Gl (p=0,0001) e Est (p=0,0139). Foi possível concluir que as estratégias caracterizadoras influenciaram na resistência à flexão biaxial de ambas as cerâmicas vítreas para CAD/CAM. As cerâmicas que receberam camada de estratificação e de glazer apresentaram menor resistência à flexão. Ao analisar estratégias isoladamente, houve diferença na resistência apenas para as estratégias glazer e estratificação.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52598
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Odontologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Rafaela Barbosa Araújo.pdf
  Artículo embargado hasta 2025-10-04
942,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons