Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52589
Compartilhe esta página
Título: | Atividades lúdicas como ferramenta para educação alimentar e nutricional em pré- escolares : um relato de experiência |
Autor(es): | MONTEIRO, Beatriz de Melo |
Palavras-chave: | educação alimentar e nutricional; crianças; atividades lúdicas |
Data do documento: | 25-Set-2023 |
Citação: | MONTEIRO, Beatriz de Melo. Atividades lúdicas como ferramenta para educação alimentar e nutricional em pré- escolares: um relato de experiência. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Nutrição)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) incentiva a promoção de hábitos alimentares saudáveis desde os primeiros anos de vida, sendo fundamental em programas para prevenção e controle da obesidade infantil. Além da família, a escola é o ambiente ideal, pois é um local propício para a aprendizagem, onde as crianças passam a maior parte do seu tempo, interagem e realizam suas refeições. Este estudo tem como objetivo relatar a experiência da aplicação de algumas atividades lúdicas como instrumento de educação alimentar e nutricional para pré-escolares. Dentro do projeto de extensão intitulado “Pratinho Saudável” foram elaboradas diversas atividades educacionais, a fim de garantir o aprendizado a partir de uma experiência lúdica e agradável. Neste estudo, relato algumas atividades que foram realizadas com crianças matriculadas do grupo V da Creche Escola Governador Miguel Arraes, essas atividades abrangeram criatividade, fantasia, raciocínio lógico, motricidade, através de brincadeiras envolvendo mágicas, oficinas, contação de histórias, dentre outras. De uma forma geral as atividades foram bem sucedidas, como resultado qualitativo dessas práticas foram observados elogios por parte das crianças, além de evidenciar o aprendizado pelas experiências pessoais, participação nas atividades e contribuição acerca dos conteúdos. Deste modo, concluiu-se que a ludicidade aplicada no cenário escolar, associada a elementos ilustrativos, imaginação e mobilidade, atua como uma ferramenta importante para a EAN de pré-escolares. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52589 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Nutrição |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Beatriz de Melo Monteiro.pdf | 6,63 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons