Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52589

Compartilhe esta página

Título: Atividades lúdicas como ferramenta para educação alimentar e nutricional em pré- escolares : um relato de experiência
Autor(es): MONTEIRO, Beatriz de Melo
Palavras-chave: educação alimentar e nutricional; crianças; atividades lúdicas
Data do documento: 25-Set-2023
Citação: MONTEIRO, Beatriz de Melo. Atividades lúdicas como ferramenta para educação alimentar e nutricional em pré- escolares: um relato de experiência. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Nutrição)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) incentiva a promoção de hábitos alimentares saudáveis desde os primeiros anos de vida, sendo fundamental em programas para prevenção e controle da obesidade infantil. Além da família, a escola é o ambiente ideal, pois é um local propício para a aprendizagem, onde as crianças passam a maior parte do seu tempo, interagem e realizam suas refeições. Este estudo tem como objetivo relatar a experiência da aplicação de algumas atividades lúdicas como instrumento de educação alimentar e nutricional para pré-escolares. Dentro do projeto de extensão intitulado “Pratinho Saudável” foram elaboradas diversas atividades educacionais, a fim de garantir o aprendizado a partir de uma experiência lúdica e agradável. Neste estudo, relato algumas atividades que foram realizadas com crianças matriculadas do grupo V da Creche Escola Governador Miguel Arraes, essas atividades abrangeram criatividade, fantasia, raciocínio lógico, motricidade, através de brincadeiras envolvendo mágicas, oficinas, contação de histórias, dentre outras. De uma forma geral as atividades foram bem sucedidas, como resultado qualitativo dessas práticas foram observados elogios por parte das crianças, além de evidenciar o aprendizado pelas experiências pessoais, participação nas atividades e contribuição acerca dos conteúdos. Deste modo, concluiu-se que a ludicidade aplicada no cenário escolar, associada a elementos ilustrativos, imaginação e mobilidade, atua como uma ferramenta importante para a EAN de pré-escolares.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52589
Aparece nas coleções:(TCC) - Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Beatriz de Melo Monteiro.pdf6,63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons