Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52589

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMELO, Ana Paula Rocha de-
dc.contributor.authorMONTEIRO, Beatriz de Melo-
dc.date.accessioned2023-10-03T16:59:26Z-
dc.date.available2023-10-03T16:59:26Z-
dc.date.issued2023-09-25-
dc.date.submitted2023-10-02-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Beatriz de Melo. Atividades lúdicas como ferramenta para educação alimentar e nutricional em pré- escolares: um relato de experiência. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Nutrição)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52589-
dc.description.abstractA Educação Alimentar e Nutricional (EAN) incentiva a promoção de hábitos alimentares saudáveis desde os primeiros anos de vida, sendo fundamental em programas para prevenção e controle da obesidade infantil. Além da família, a escola é o ambiente ideal, pois é um local propício para a aprendizagem, onde as crianças passam a maior parte do seu tempo, interagem e realizam suas refeições. Este estudo tem como objetivo relatar a experiência da aplicação de algumas atividades lúdicas como instrumento de educação alimentar e nutricional para pré-escolares. Dentro do projeto de extensão intitulado “Pratinho Saudável” foram elaboradas diversas atividades educacionais, a fim de garantir o aprendizado a partir de uma experiência lúdica e agradável. Neste estudo, relato algumas atividades que foram realizadas com crianças matriculadas do grupo V da Creche Escola Governador Miguel Arraes, essas atividades abrangeram criatividade, fantasia, raciocínio lógico, motricidade, através de brincadeiras envolvendo mágicas, oficinas, contação de histórias, dentre outras. De uma forma geral as atividades foram bem sucedidas, como resultado qualitativo dessas práticas foram observados elogios por parte das crianças, além de evidenciar o aprendizado pelas experiências pessoais, participação nas atividades e contribuição acerca dos conteúdos. Deste modo, concluiu-se que a ludicidade aplicada no cenário escolar, associada a elementos ilustrativos, imaginação e mobilidade, atua como uma ferramenta importante para a EAN de pré-escolares.pt_BR
dc.format.extent45p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjecteducação alimentar e nutricionalpt_BR
dc.subjectcriançaspt_BR
dc.subjectatividades lúdicaspt_BR
dc.titleAtividades lúdicas como ferramenta para educação alimentar e nutricional em pré- escolares : um relato de experiênciapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9802851380181697pt_BR
dc.description.abstractxThe Food and Nutritional Education (FNE) promotes good and healthy feeding habits since the early years of life, being essential in programs to prevent and control child obesity. Besides the family, the school is the ideal place, since it is specially directed to a learning system, where the kids spend most of their time, interacting with each other and having their meals. This job and research has the main goal of relating the experience in the application of some playful activities as an instrument of food and nutritional education for preschool. In the extension project titled as “Pratinho Saudável”, several educational activities were conducted to guarantee that the learning process was through a pleasant and playful experience. In this study, are a compilation of reports about the project elaborated with kids of the group 5 at the “Creche Escola Governador Miguel Arraes”, that involved the following activities: creativity, fantasy, logical reasoning, motricity through plays involving magic, art workshop, storytelling, etc. As a general view, the activities were successful, as there were qualitative results and good reviews from the children, highlighting the learning process through personal experiences, getting involved with the projects and contributing in the development of the program. Therefore, the conclusion was that the playfulness applied in the school scenario, associated with illustrative elements, imagination and mobility, can be used as a key instrument to the FNE of preschoolers.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Nutriçãopt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DNT) - Departamento de Nutriçãopt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Nutriçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Nutrição

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Beatriz de Melo Monteiro.pdf6,63 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons