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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52481
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | SILVA FILHO, Abel Guilhermino da | - |
dc.contributor.author | AMANDO, Guilherme Henrique Menge de | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-28T12:50:21Z | - |
dc.date.available | 2023-09-28T12:50:21Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-22 | - |
dc.date.submitted | 2023-09-25 | - |
dc.identifier.citation | AMANDO, Guilherme Henrique Menge de. An environment for testing V2X communication scenarios. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52481 | - |
dc.description.abstract | A maioria dos carros tem entre 10 e 15 ECUs que controlam funções, incluindo a motorização e câmbio do carro. Carros de luxo chegam 70 ECUs para apoiar as tecnologias mais recentes, como os carros autônomos. Os automóveis estão cada vez mais conectados por meio de diversas tecnologias, resultando em risco de ataques através de diferentes vetores. O invasor pode migrar da comunicação V2X, back-end ITS, aplicativos de terceiros e outras tecnologias sem fio. Os pesquisadores sugerem que os invasores provavelmente vão ter sucesso se tiverem acesso à rede de um veículo. Nossa pesquisa propõe um ambiente de testes para simular a comunicação V2X, além de um estudo de caso sobre possíveis ataques cibernéticos e eventuais contramedidas associadas. | pt_BR |
dc.format.extent | 36p. | pt_BR |
dc.language.iso | eng | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Automotives | pt_BR |
dc.subject | Intervehicular communication | pt_BR |
dc.subject | V2X | pt_BR |
dc.subject | Cybersecurity | pt_BR |
dc.subject | Platoon | pt_BR |
dc.subject | Autonomous vehicles | pt_BR |
dc.subject | Self-driving cars | pt_BR |
dc.subject | OBU | pt_BR |
dc.subject | RSU | pt_BR |
dc.title | An environment for testing V2X communication scenarios | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8983932189780223 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Most cars have 10-15 ECUs that control functions, including powertrain. Luxury cars have up to 70 ECUs to support the most recent technologies, such as self-driving (autonomous) cars. Autos are increasingly connected through various technologies, resulting in risks of attacking through different vectors. The attacker may pivot from V2X communication, ITS back-end, third-party apps, and other wireless technologies. Researchers suggest attackers are likely to succeed when they have access to a vehicle’s network. This research proposes a testing environment to simulate V2X communication (OBUs and RSUs) and a case study of possible cyberattacks and associated countermeasures (mitigations). | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra::Ciência da Computação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CIN-DSC) - Departamento de Sistemas da Computação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CIn-Curso de Sistemas de Informação | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Sistemas da Computação |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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TCC Guilherme Henrique Menge de Amando.pdf | 1,8 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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