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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA FILHO, Abel Guilhermino da-
dc.contributor.authorAMANDO, Guilherme Henrique Menge de-
dc.date.accessioned2023-09-28T12:50:21Z-
dc.date.available2023-09-28T12:50:21Z-
dc.date.issued2023-09-22-
dc.date.submitted2023-09-25-
dc.identifier.citationAMANDO, Guilherme Henrique Menge de. An environment for testing V2X communication scenarios. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52481-
dc.description.abstractA maioria dos carros tem entre 10 e 15 ECUs que controlam funções, incluindo a motorização e câmbio do carro. Carros de luxo chegam 70 ECUs para apoiar as tecnologias mais recentes, como os carros autônomos. Os automóveis estão cada vez mais conectados por meio de diversas tecnologias, resultando em risco de ataques através de diferentes vetores. O invasor pode migrar da comunicação V2X, back-end ITS, aplicativos de terceiros e outras tecnologias sem fio. Os pesquisadores sugerem que os invasores provavelmente vão ter sucesso se tiverem acesso à rede de um veículo. Nossa pesquisa propõe um ambiente de testes para simular a comunicação V2X, além de um estudo de caso sobre possíveis ataques cibernéticos e eventuais contramedidas associadas.pt_BR
dc.format.extent36p.pt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAutomotivespt_BR
dc.subjectIntervehicular communicationpt_BR
dc.subjectV2Xpt_BR
dc.subjectCybersecuritypt_BR
dc.subjectPlatoonpt_BR
dc.subjectAutonomous vehiclespt_BR
dc.subjectSelf-driving carspt_BR
dc.subjectOBUpt_BR
dc.subjectRSUpt_BR
dc.titleAn environment for testing V2X communication scenariospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8983932189780223pt_BR
dc.description.abstractxMost cars have 10-15 ECUs that control functions, including powertrain. Luxury cars have up to 70 ECUs to support the most recent technologies, such as self-driving (autonomous) cars. Autos are increasingly connected through various technologies, resulting in risks of attacking through different vectors. The attacker may pivot from V2X communication, ITS back-end, third-party apps, and other wireless technologies. Researchers suggest attackers are likely to succeed when they have access to a vehicle’s network. This research proposes a testing environment to simulate V2X communication (OBUs and RSUs) and a case study of possible cyberattacks and associated countermeasures (mitigations).pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Ciência da Computaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CIN-DSC) - Departamento de Sistemas da Computação pt_BR
dc.degree.graduation::CIn-Curso de Sistemas de Informaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Sistemas da Computação

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