Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52452

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLIMA, Ana Wládia Silva-
dc.contributor.authorSILVA, Rayara Maysa Pereira de-
dc.date.accessioned2023-09-27T16:04:20Z-
dc.date.available2023-09-27T16:04:20Z-
dc.date.issued2017-11-07-
dc.date.submitted2023-09-27-
dc.identifier.citation.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52452-
dc.description.abstractIntrodução: No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, a estimativa para o ano de 2017 é cerca de 61.200 novos casos no país supracitado, no Nordeste cerca de 14.290 casos são esperados. Objetivo: Avaliar o conhecimento relacionado ao câncer de próstata e seu diagnóstico precoce, dos estudantes da Universidade Federal de Pernambuco no Município de Vitória de Santo Antão, tendo o jogo de dominó como instrumento facilitador. Método: Estudo Transversal exploratório com abordagem qualitativa, as respostas foram gravadas, posteriormente transcritas na íntegra para o programa Word 2007 e analisadas através do Discurso do Sujeito coletivo- DSC. A coleta de dados deu-se através de um jogo de dominó como instrumento propulsor do conhecimento dos alunos sobre a epidemiologia, medidas preventivas, sinais e sintomas de alerta, métodos diagnósticos e tratamento. Resultados: Em uma partida de dominó, estabeleceram-se três ideias centrais: Durante uma jogada: discurso sobre epidemiologia, fatores de risco, sinais e sintomas, diagnóstico e tratamento do câncer de próstata; Didática, interatividade e perspectivas: a aplicabilidade do jogo de dominó em avaliação; O jogo de dominó na construção do conhecimento. Conclusão: Foi possível notar que o dominó auxiliou na construção do conhecimento e também para relembrar assuntos os quais haviam esquecidos, embora com suas limitações, mostra-se propulsor na promoção de saúde.pt_BR
dc.format.extent31 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPróstatapt_BR
dc.subjectNeoplasias da próstatapt_BR
dc.subjectSaúde do homempt_BR
dc.subjectAnálise qualitativapt_BR
dc.titleO JOGO DE DOMINÓ: O LÚDICO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATApt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3037344145944238pt_BR
dc.description.abstractxIntroduction: In Brazil, prostate cancer is the second most common among men, the estimate for 2017 is about 61,200 new cases in the country mentioned above, in the Northeast about 14,290 cases are expected. Objective: To evaluate the knowledge related to prostate cancer and its early diagnosis, of the students of the Federal University of Pernambuco in the Municipality of Vitória de Santo Antão, with dominoes as a facilitator. Method: Exploratory cross-sectional study with qualitative approach, the responses were recorded, later transcribed in full for the Word 2007 program and analyzed through the Collective-DSC Subject Discourse. Data collection took place through a domino game as a driving force for students' knowledge about epidemiology, preventive measures, warning signs and symptoms, diagnostic methods and treatment. Results: In a domino match, three central ideas were established: During a play: discourse on epidemiology, risk factors, signs and symptoms, diagnosis and treatment of prostate cancer; Didactics, interactivity and perspectives: the applicability of the domino game in evaluation; The domino game in the construction of knowledge. Conclusion: It was possible to note that the domino aided in the construction of knowledge and also to remember subjects that had forgotten, although with its limitations, it is a propeller in health promotion.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Enfermagempt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NE) - Núcleo de Enfermagempt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Enfermagempt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Enfermagem

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - RAYARA MAYSA.pdf876,23 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons