Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52451

Share on

Title: PREVENÇÃO DO CÂNCER CERVICAL: CONHECIMENTO E AUTOCUIDADO DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM
Authors: MOURA, Isabela Caroline Pimentel de Moura
Keywords: Estudantes de Enfermagem; Conhecimento; Neoplasias do Colo do Útero
Issue Date: 1-Nov-2017
Citation: .
Abstract: O objetivo do estudo é identificar o conhecimento e as práticas de prevenção do Câncer de Colo do Útero de alunas iniciantes e concluintes da graduação de enfermagem de uma universidade pública. Trata-se de estudo observacional analítico seccional, com abordagem quantitativa, realizado em uma Universidade pública em Vitória de Santo Antão, Pernambuco, de maio a agosto de 2017, com 74 acadêmicas de enfermagem. Os dados foram obtidos através de um questionário, e analisados no Epi Info versão 7.2 a partir de medidas de frequências absolutas e relativas, assim como testes de hipóteses baseados na estatística do qui-quadrado, e no Teste Exato de Fisher com nível de significância de 5%. Os resultados mostraram que das estudantes pesquisadas, 41 (55,41%) estavam no primeiro período, enquanto 33 (44,59%) cursavam o último, e a maioria 46 (62,16%) possuía idade entre 18 e 24 anos. Evidenciou-se que as alunas do décimo período do curso de enfermagem possuem maior conhecimento acerca das práticas preventivas do CCU que as do primeiro, assim como as práticas de consulta ginecológica (p-valor = 0.01) e de realização do Papanicolaou (p-valor < 0,001). A análise dos resultados evidenciou que as alunas o décimo período do curso de enfermagem possuem maior conhecimento acerca das práticas preventivas do CCU que as do primeiro, assim como a prática de Papanicolaou e a Consulta ginecológica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52451
Appears in Collections:(CAV) TCC - Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento - Biblioteca.pdf1,04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons