Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52446

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRODRIGUES, Siane Gois Cavalcanti-
dc.contributor.authorMENDES, Jéssica Vieira-
dc.date.accessioned2023-09-27T13:15:45Z-
dc.date.available2023-09-27T13:15:45Z-
dc.date.issued2020-12-04-
dc.date.submitted2023-08-15-
dc.identifier.citationMENDES, Jéssica Vieira. O (não) lugar da ortografia nos planejamentos didáticos de estágio: a fonética e a fonologia na formação docente. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras licenciatura em Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52446-
dc.description.abstractNão é raro encontrarmos estudantes no Ensino Médio com dúvidas pautadas em regularidades, contextuais ou não, entre fonema e grafema; e professores esperando que seus alunos aprendam com a mera exposição à norma. Nesse contexto, interessou-nos entender de que maneira os professores de Língua Portuguesa estão sendo formados no que tange ao modo como se deve ensinar ortografia. Esta pesquisa objetivou, precipuamente, identificar o lugar da ortografia na formação dos licenciandos do Curso de Letras Português da UFPE, para vislumbrar se a formação inicial oferece subsídios teórico metodológicos para um ensino reflexivo do sistema ortográfico. Fundamentamo-nos em autores como Diniz-Pereira (2010), Silvestre e Placo (2011), e Tardif (2014) que discutem a formação acadêmica e a prática docente; também recorremos a Bagno (2012), Faraco (2016), Morais (2003), Roberto (2016), entre outros, para abordar os fenômenos fonomorfossintáticos implicados nos desvios de grafia, além de subsidiarem perspectiva de um ensino reflexivo de ortografia. A abordagem metodológica desta pesquisa foi de cunho qualitativo, a fim de investigar e compreender o espaço destinado ao ensino de ortografia na perspectiva de concluintes do Curso. Para tanto, examinamos os planejamentos temáticos e os relatórios de estágio de cinco licenciandos e cotejamos esses dados com as respostas para as perguntas que realizamos em entrevistas semiestruturadas com os voluntários. Assim, pudemos constatar o parco espaço destinado à reflexão a respeito do ensino de ortografia na formação acadêmica e o impacto que isso tem no fazer docente. Não obstante, quando houve a correlação entre Fonologia e Ortografia, emergiram indícios de uma prática reflexiva. Dessa forma, ratifica se a relevância do componente curricular Português I: Fonologia do Português na construção do fazer docente na lida com os desvios de grafia dos estudantes.pt_BR
dc.format.extent139 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de ortografiapt_BR
dc.subjectEstágio curricularpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectFonologiapt_BR
dc.titleO (não) lugar da ortografia nos planejamentos didáticos de estágio : a fonética e a fonologia na formação docentept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2894993506400960pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3140964910953390pt_BR
dc.description.abstractxIt is not uncommon we find high school students with doubts based on regularities, contextual or not, between phoneme and grapheme; and teachers expecting their students to learn from mere exposure to the norm. In this context, we were interested in understanding how Portuguese language teachers are being training in terms of how to teach orthography. This research aimed, primarily, to identify the place of orthography in the education of college students of the Portuguese Language Course at UFPE, in order to see if the initial training offers theoretical and methodological subsidies for reflective teaching of the orthographic system. We based on authors such as Diniz Pereira (2010), Silvestre and Placo (2011), and Tardif (2014) who discuss academic education and teaching practice; we also resorted to Bagno (2012), Faraco (2016), Morais (2003), Roberto (2016), among others, to address the phono-morphosyntactic phenomena involved in spelling deviations, in addition to subsidizing the perspective of reflective teaching of orthography. The methodological approach of this research was of a qualitative nature, in order to investigate and understand the space destined to the teaching of orthography in the perspective of graduates of the Course. For that, we examined the thematic plans and internship reports of five undergraduate students and compared this data with the answers to the questions we asked in semi-structured interviews with the volunteers. Thus, we could see the limited space for reflection on the teaching orthography in academic training and the impact that this has on teaching. However, when there was a correlation between phonology and orthography, evidence of reflective practice emerged. In this way, the relevance of the curricular component Portuguese I: Phonology of Portuguese is confirmed in the construction of teaching practice in dealing with deviations from the spelling of students.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Jéssica Vieira Mendes.pdf917,26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons