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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52378

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRAMOS, Francisco de Sousa-
dc.contributor.authorNUNES, Guilherme Augusto Campos Torres-
dc.date.accessioned2023-09-22T12:17:28Z-
dc.date.available2023-09-22T12:17:28Z-
dc.date.issued2023-08-22-
dc.identifier.citationNUNES, Guilherme Augusto Campos Torres. Combate ao terrorismo no Brasil: as operações fallacis e hashtag da Polícia Federal sob a ótica da teoria dos jogos. 2023. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52378-
dc.description.abstractO terrorismo pode ser definido como o uso premeditado ou ameaça de uso de violência ou força por indivíduos ou grupos subnacionais para obter um objetivo político ou social por meio da intimidação, buscando a publicidade com grande audiência, além das vítimas imediatas. Segundo o GTD – Global Terrorism Database – desde 1970 até 2019 há registros de mais de 200.000 (duzentos mil) incidentes terroristas. No Brasil, o terrorismo é legalmente previsto na Constituição Federal de 1988, sendo citado por duas vezes. Em 2016, houve a regulamentação do conceito de terrorismo e previsão de crimes associados, com a edição da Lei n. o 13.260. Nessa lei, foi previsto que a investigação do terrorismo é atribuição da Polícia Federal (PF), que já possuía unidade de enfrentamento ao terrorismo desde o início dos anos 2000. A PF já realizou investigações e operações de repressão ao terrorismo ao longo dos anos, dentre as quais a Operação Fallacis, deflagrada no ano de 2015 e que identificou um brasileiro foreign fighter (pessoa que foi ao local de conflito terrorista, a Síria, e lutou ao lado do autointitulado Estado Islâmico ou DAESH), e a Operação Hashtag, deflagrada no ano de 2016 e que identificou célula do DAESH no Brasil), no contexto dos Jogos Olímpicos de 2016. Este trabalho aplica a Teoria dos Jogos às duas referidas operações, criando um modelo de jogo que analisa as interações entre o Estado, representado pela PF, e a célula terrorista, bem como as relações entre os Estados nas medidas tomadas para o enfrentamento ao terrorismo. Modelou-se o jogo do tipo Dilema do Prisioneiro, relativo às interações entre o Estado Brasileiro, que pode tomar medidas passivas de segurança (tais como reforço no policiamento ou revista em locais de aglomeração de pessoas) ou ações proativas de investigação (tais como instauração de inquérito e cumprimento de medidas judiciais cautelares de busca e apreensão domiciliar e de prisão), e um grupo terrorista, que pode executar ações de proselitismo na mídia ou ataques reais à população ou ao próprio Estado. Neste jogo, o resultado é o ideal para a sociedade se houver a expectativa de punição aos terroristas. Também se modelou um jogo tipo Caça ao Cervo, relativo às interações entre o Brasil e um Estado Estrangeiro, no que se refere à cooperação ou não no enfrentamento ao terrorismo. Neste caso, o resultado ideal para a sociedade somente ocorre quando é criada comunicação e confiança entre os Estados.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia de Produçãopt_BR
dc.subjectTerrorismopt_BR
dc.subjectTeoria dos jogospt_BR
dc.subjectPolícia Federalpt_BR
dc.subjectOperação fallacispt_BR
dc.subjectOperação hashtagpt_BR
dc.titleCombate ao terrorismo no Brasil : as operações fallacis e hashtag da Polícia Federal sob a ótica da teoria dos jogospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2531873232229070pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1190610699976105pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.description.abstractxTerrorism can be defined as the premeditated use or threatened use of violence or force by individuals or subnational groups to obtain a political or social objective through intimidation, seeking publicity with a large audience, beyond the immediate victims. According to the GTD – Global Terrorism Database – from 1970 to 2019 there are records of more than 200,000 (two hundred thousand) terrorist incidents. In Brazil, terrorism is legally provided for in the Federal Constitution of 1988, being mentioned twice. In 2016, the concept of terrorism and the prediction of associated crimes were regulated, with the enactment of Law No. 13,260. In that law, it was foreseen that the investigation of terrorism belongs to Federal Police (PF), which already had a unit to combat terrorism since the beginning of the 2000s. PF has a lot of terrorism cases, including Operation Fallacis, launched in 2015 and which identified a Brazilian foreign fighter (a person who went to the site of a terrorist conflict, Syria, and fought alongside the self- styled Islamic State or DAESH), and Operation Hashtag, launched in 2016 and which identified a DAESH cell in Brazil), in the context of the 2016 Olympic Games. This work applies Game Theory to the two aforementioned operations, creating a game model that analyzes the interactions between the State, represented by the PF, and the terrorist cell, as well as relations between States in the measures taken to combat terrorism. In this sense, a game similar to the Prisoner's Dilemma was modeled, related to interactions between the State, which can take passive security measures (such as reinforcing policing or searches in places where people gather) or proactive investigation actions (such as such as opening an investigation and complying with precautionary judicial measures of search and house arrest and imprisonment), and a terrorist group, which can merely carry out proselytizing actions in the media or real attacks on the population or the State itself. In this game, the outcome is ideal for society if terrorists are expected to be punished. A game similar to Stag Hunt was modeled on the interactions between Brazil and a foreign state, regarding cooperation or not in the fight against terrorism. In this case, the ideal result for society only occurs when communication and trust between States is created.pt_BR
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