Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52357
Comparte esta pagina
Título : | O USO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO EM SALA DE VACINA |
Autor : | PEREIRA, Alline Karla Péricles |
Palabras clave : | Criança; Vacina; Humanização |
Fecha de publicación : | 6-nov-2017 |
Citación : | . |
Resumen : | Objetivo: avaliar o uso do brinquedo terapêutico como estratégia de humanização na sala de vacina. Método: trata-se de um estudo analítico e observacional, quase-experimental, de abordagem quantitativa, realizada na cidade de Feira Nova, Pernambuco. A amostra constituiu-se de 24 crianças. Os dados foram obtidos na observação da criança durante a vacinação e entrevista semi-estruturada. Resultados: Predominou o sexo feminino com 19 (79,2%), faixa etária entre 4 e 6 anos, sendo a maioria de raça parda 19 (79,1%), 7 (29,2%) responsáveis direto da criança apresentavam escolaridade com Ensino Médio completo e 13 (54,2%) famílias pertencem a classe econômica C. Na comparação entre os grupos (experimental e controle) observadas pela pesquisadora, 8 (66,7%) crianças do grupo experimental apresentaram expressões satisfatórias com redução de dor por meio da escala de faces (p = 0,009). No entanto, no grupo controle 11 (91,7%) crianças demostraram expressões insatisfatórias da escala de faces (p<0,05). Conclusão: O brinquedo terapêutico apresentou maior êxito no grupo que foi preparado anteriormente para a vacinação, evidenciando maior aceitação ao procedimento e cooperação espontânea com o profissional de saúde, e possibilitando a criança redução nas expressões faciais de dor. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52357 |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Enfermagem |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANEXO H (BIBLIOTECA) PDF.pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons