Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52347
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, José Jefferson da | - |
dc.contributor.author | SILVA, Emanuel Wagner Santos | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-21T11:15:00Z | - |
dc.date.available | 2023-09-21T11:15:00Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-18 | - |
dc.date.submitted | 2023-08-09 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Emanuel Wagner Santos. Jogo triumph financeiro: contribuições e impactos no ensino da matemática. 2023. Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Matemática. Universidade Federal de Pernambuco, Tabira, 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52347 | - |
dc.description.abstract | Nesse estudo questiona-se os impactos causados pelo ensino da educação financeira em sala de aula, tendo como objetivos específicos: investigar o nível de entendimento do aluno em relação a educação financeira, identificar as consequências trazidas pelo jogo TRIUMPH FINANCEIRO e avaliar estratégias realizadas durante o jogo. A investigação foi desenvolvida em uma Escola Municipal localizada na cidade de Tabira, no sertão Pernambucano, por meio da metodologia pesquisa-ação caracterizado pela abordagem qualitativa. A coleta de dados foi baseada em questionários com os estudantes e por meio de experimentações lúdicas. Participaram do estudo 12 estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental, sendo necessário o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Apresenta-se como finalidades iniciais despertar nos alunos o interesse em estudar educação financeira, apontar a importância de entender a diferença entre ativo financeiro/passivo financeiro e mostrar a necessidade do estudo monetário. | pt_BR |
dc.format.extent | 38p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Financeira | pt_BR |
dc.subject | Triumph Financeiro | pt_BR |
dc.subject | Ensino da Matemática | pt_BR |
dc.title | Jogo Triumph financeiro: contribuições e impactos no ensino da matemática | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9935399796402915 | pt_BR |
dc.description.abstractx | In this study, the impacts caused by the teaching of financial education in the classroom are questioned, having as specific objectives: to investigate the level of understanding of the student in relation to financial education, to identify the consequences brought by the TRIUMPH FINANCEIRO game and to evaluate strategies carried out during the match. The investigation was developed in a Municipal School located in the city of Tabira, in the hinterland of Pernambuco, through the action-research methodology characterized by a qualitative approach. Data collection was based on questionnaires with students and through playful experiments. Twelve students from the Final Years of Elementary School participated in the study, requiring the Free and Informed Consent Form (ICF). Its initial purposes are to arouse students' interest in studying financial education, to point out the importance of understanding the difference between financial assets/financial liabilities and to show the need for monetary study. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCEN-DMAT) - Departamento de Matemática | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCEN-Curso de Matemática (Bacharelado e Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Matemática (Licenciatura) (EAD) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC EMANUEL WAGNER SANTOS SILVA.pdf | 598,46 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons