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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52297
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SILVA, Mércia | - |
dc.contributor.author | SOUZA, Laryssa Gabryelle de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-18T16:05:14Z | - |
dc.date.available | 2023-09-18T16:05:14Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-30 | - |
dc.date.submitted | 2023-09-18 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Laryssa Gabryelle de Lima. Influência do Tráfego veícular nas estratégias reprodutivas do musgo Calymperes palisotii Schägr. em ambientes urbanos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Biológicas Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52297 | - |
dc.description | 8,77 | pt_BR |
dc.description.abstract | O tráfego veicular é um dos principais responsáveis pela dispersão de dióxido de carbono (CO2) e aumento da temperatura nos centros urbanos. Na Região Metropolitana do Recife, o quantitativo de veículos é de 713.930, o que significa cerca de 3 veículos por pessoa. O musgo Calymperes palisotii Schwägr. é amplamente distribuído por toda a cidade, de fácil identificação taxonômica, e é um eficiente bioindicador e biomonitor de qualidade ambiental. Neste trabalho, o tráfego veicular foi utilizado como um proxy de emissões de CO2 para avaliar a sua influência nas estratégias reprodutivas sexuada e assexuada do musgo C. palisotii em diferentes localidades da Região Metropolitana do Recife. Foram inventariadas sete avenidas e uma praça, para as quais foram obtidas informações de tráfego veicular no período de 2016 a 2020 (através da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife - CTTU), além de três Unidades de Conservação, como áreas de controle, com tráfego veicular insignificante em seu interior. Em cada localidade, foram selecionadas três árvores distanciadas ca. 100m entre si e, em cada uma, coletada uma amostra (população) de 25 cm² do musgo. Foram escolhidos aleatoriamente 200 indivíduos em cada amostra para observação da presença ou ausência de estruturas reprodutivas sexuadas (esporófito) e assexuadas (gema). Posteriormente, 30 indivíduos aleatórios de cada população foram observados para anotação da presença de gametângios masculino e feminino. A frequência das estratégias de reprodução foi relacionada com a média do tráfego veicular no período considerado, através de GLM, e comparada entre as localidades com Kruskal- Wallis. A localidade com maior frequência dos atributos reprodutivos foi a RVS Matas do Sistema Gurjaú, enquanto a Av. Mascarenhas de Moraes, que apresenta maior tráfego, foi a mais afetada negativamente. O tráfego veicular influenciou negativamente a frequência de reprodução sexuada, assexuada e de gametângios femininos. Em contraste, a frequência de indivíduos sem reprodução e com ausência de gametângios aumentou significativamente com o tráfego. Este estudo evidencia como as mudanças no ambiente, induzidas pelo aumento do tráfego veicular e, consequentemente, das emissões de CO2 e temperatura, enquanto a umidade diminui, afetam as estratégias de reprodução do musgo C. palisotii, resultando em uma diminuição da frequência das estruturas reprodutivas e um aumento da frequência de indivíduos sem reprodução. | pt_BR |
dc.format.extent | 45p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | briófitas; poluição atmosférica; fluxo veicular; gema; esporófito. | pt_BR |
dc.title | Influência do trafego veicular nas estratégias reprodutivas do musgo Calymperes palisotii Schwägr em ambientes urbanos | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0809239562701954 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Vehicular traffic is one of the main contributors to the dispersion of carbon dioxide (CO2) and the rise in temperature in urban centers. In the Metropolitan Region of Recife, the number of vehicles is 713,930, which equates to about 3 (three) vehicles per person. The moss Calymperes palisotii Schwägr is widely distributed throughout the city, easily identifiable taxonomically, and is an efficient bioindicator and biomonitor of environmental quality. In this study, vehicular traffic was used as a proxy for CO2 emissions to assess its influence on the sexual and asexual reproductive strategies of the moss C. palisotii in different locations within the Metropolitan Region of Recife. Within the timeframe spanning from 2016 to 2020, vehicular traffic data regarding the seven avenues, one square, and three Conservation Units inventoried in this study were acquired through the Urban Traffic and Transportation Authority of Recife (CTTU), regarding the seven avenues, one square, and three Conservation Units inventoried. In each designated location, a sample area of 25 cm² was meticulously collected from three trees strategically spaced approximately 100 meters apart. Within each sample a total of 200 individual specimens were selected through a random process to observe and record the occurrence or absence of sexual reproductive structures (sporophytes) and asexual reproductive structures (gemmae) within these chosen representatives. Subsequently, a subset of 30 randomly chosen individuals from each population underwent observation to discern the presence of male and female gametangia. The analysis delved into the occurrence of reproductive strategies concerning the average vehicular traffic over the designated timeframe.The analysis delved into the occurrence of reproductive strategies concerning the average vehicular traffic over the designated timeframe, employing a straightforward GLM (Generalized Linear Model) method. Among the locations studied, "RVS Matas do Sistema Gurjaú" exhibited the highest frequency of reproductive attributes, while "Av. Mascarenhas de Moraes," characterized by higher traffic volumes, displayed a notably adverse impact on reproductive characteristics. Vehicular traffic exerted a detrimental influence on the occurrence of sexual reproduction, asexual reproduction, and the presence of female gametangia. Conversely, it was associated with a notable increase in the prevalence of non-reproductive individuals and individuals devoid of gametangia. This study underscores the profound influence of environmental shifts triggered by heightened vehicular traffic, leading to increased emissions of CO2 and temperature, and a concurrent decline in humidity. These environmental alterations have a discernible impact on the reproductive strategies of bryophytes, ultimately culminating in a reduced occurrence of reproductive structures and a concurrent rise in the prevalence of non-reproductive individuals. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | Botânica | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Biológicas Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CB) - TCC - Ciências Biológicas (Bacharelado) |
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