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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52178
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Título : | Política de cotas no Colégio de Aplicação da UFPE: mudanças no perfil socioeconômico dos estudantes |
Autor : | SANTOS, Israel Pedro Silva de Carvalho |
Palabras clave : | Cotas sociais; Democratização do ensino; Assistência estudantil; Desigualdade |
Fecha de publicación : | 11-nov-2022 |
Citación : | SANTOS, Israel Pedro Silva de Carvalho. Política de cotas no Colégio de Aplicação da UFPE: mudanças no perfil socioeconômico dos estudantes. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Resumen : | O presente trabalho se propõe a estudar os impactos, em decorrência da adoção da política de cotas para estudantes oriundos de escola pública, nos processos seletivos do Colégio de Aplicação da UFPE a partir de 2017. Para tanto, através de dados secundários disponibilizados pelo colégio, comparei o perfil socioeconômico do alunado entre os anos de 2017 a 2022 e realizei entrevista com a assistente social da instituição. Entendendo a política de cotas como um passo importante, mas não um esforço único e suficiente para diminuição das desigualdades educacionais, avaliei o processo de implementação e a extensão da cobertura da assistência estudantil direcionada aos alunos em vulnerabilidade social do CAp durante o período estudado. De fato, a implementação das cotas trouxe mudanças significativas no que diz respeito ao público que frequenta este colégio, antes ocupado apenas por alunos das classes média e alta. Porém, é preciso pensar formas de aperfeiçoar a política, tendo em vista que possui limitações óbvias ao não levar em consideração critérios como raça e renda familiar em seus processos de seleção. Junto à política de reserva de vagas, é necessário também pensar estratégias para assegurar direitos, acessos e atendimento especializado a estes estudantes de acordo com suas demandas, a fim de promover a democratização do acesso ao ensino de forma plena. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52178 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Ciências Sociais - Bacharelado |
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