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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52178
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | FONTE, Eliane Maria Monteiro da | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Israel Pedro Silva de Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-11T14:54:25Z | - |
dc.date.available | 2023-09-11T14:54:25Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-11 | - |
dc.date.submitted | 2023-01-17 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Israel Pedro Silva de Carvalho. Política de cotas no Colégio de Aplicação da UFPE: mudanças no perfil socioeconômico dos estudantes. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52178 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho se propõe a estudar os impactos, em decorrência da adoção da política de cotas para estudantes oriundos de escola pública, nos processos seletivos do Colégio de Aplicação da UFPE a partir de 2017. Para tanto, através de dados secundários disponibilizados pelo colégio, comparei o perfil socioeconômico do alunado entre os anos de 2017 a 2022 e realizei entrevista com a assistente social da instituição. Entendendo a política de cotas como um passo importante, mas não um esforço único e suficiente para diminuição das desigualdades educacionais, avaliei o processo de implementação e a extensão da cobertura da assistência estudantil direcionada aos alunos em vulnerabilidade social do CAp durante o período estudado. De fato, a implementação das cotas trouxe mudanças significativas no que diz respeito ao público que frequenta este colégio, antes ocupado apenas por alunos das classes média e alta. Porém, é preciso pensar formas de aperfeiçoar a política, tendo em vista que possui limitações óbvias ao não levar em consideração critérios como raça e renda familiar em seus processos de seleção. Junto à política de reserva de vagas, é necessário também pensar estratégias para assegurar direitos, acessos e atendimento especializado a estes estudantes de acordo com suas demandas, a fim de promover a democratização do acesso ao ensino de forma plena. | pt_BR |
dc.format.extent | 64p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Cotas sociais | pt_BR |
dc.subject | Democratização do ensino | pt_BR |
dc.subject | Assistência estudantil | pt_BR |
dc.subject | Desigualdade | pt_BR |
dc.title | Política de cotas no Colégio de Aplicação da UFPE: mudanças no perfil socioeconômico dos estudantes | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0953048884439632 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6737586307858036 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work proposes to study the impacts, as a result of the adoption of the quota policy for students from public schools, in the selective processes of the Colégio de Aplicação of UFPE since 2017. For that, through secondary data made available by the college, I compared the socioeconomic profile of the students between the years 2017 to 2022 and conducted an interview with the social worker of the institution. Understanding the quota policy as an important step, but not a single and sufficient effort to reduce educational inequalities, I evaluated the implementation process and the extension of coverage of student assistance directed to students in social vulnerability of CAp during the period studied. In fact, the implementation of quotas brought significant changes with regard to the public that attends this school, previously occupied only by students from the middle and upper classes. However, it is necessary to think of ways to improve the policy, given that it has obvious limitations in not taking into account criteria such as race and family income in its selection processes. Along with the vacancy reservation policy, it is also necessary to think of strategies to ensure rights, access and specialized care for these students according to their demands, in order to fully promote the democratization of access to education. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Sociologia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DS) - Departamento de Sociologia | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Ciências Sociais (Bacharelado) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Sociais - Bacharelado |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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