Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52077

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSZLACHTA JUNIOR, Arnaldo Martin-
dc.contributor.authorPRUDÊNCIO, Ariane Bárbara Alves-
dc.date.accessioned2023-08-28T13:59:26Z-
dc.date.available2023-08-28T13:59:26Z-
dc.date.issued2023-05-08-
dc.date.submitted2023-05-30-
dc.identifier.citationPRUDÊNCIO, Ariane Bárbara Alves. Ensino de História Indígena no Brasil com base na Lei 1.645/2008: uma reflexão sobre o protagonismo do professor de História. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52077-
dc.description.abstractA investigação ora apresentada discute os limites e subsídios para o Ensino de História Indígena do Brasil nas aulas de História. Trata-se de uma reflexão sobre o papel do professor de História e seu protagonismo na efetivação da lei 11.645/2008. A legislação deverá ser aplicada nas escolas utilizando-se do currículo multicultural ou Intercultural e das críticas decoloniais à reprodução historiográfica eurocêntrica.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectHistória indígenapt_BR
dc.subjectMulticulturalismopt_BR
dc.subjectEurocentrismopt_BR
dc.titleEnsino de História Indígena do Brasil com base na Lei 11.645/2008: uma reflexão sobre o protagonismo do professor de História.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8402595554733516pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4661859185167472pt_BR
dc.description.abstractxThe investigation presented here discusses the limits and subsidies for Teaching Indigenous History of Brazil in History classes. It is a reflection on the role of the History teacher and his role in the implementation of Law 11.645/2008. The legislation should be applied in schools using the multicultural or intercultural curriculum and decolonial criticisms of Eurocentric historiographical reproduction. As methodological procedures, we used an extensive bibliographical research, revisiting books, theses, dissertations and scientific articles on the Teaching of Indigenous History in Brazil, seeking to understand the importance of the History professional in the construction of criticality regarding the indigenous theme in schools and problematizing the undervaluation of Brazilian indigenous culture. The general objective of this study was to know and understand the environment, resources and tools available to the History teacher in the insertion and problematization of this theme. It is also important to understand what results come from the teacher's daily work with the aim of overcoming prejudices and stereotypes, as well as building a society with less racial discrimination and more appreciation of indigenous cultures and knowledge in Brazil.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Históriapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DH) - Departamento de Históriapt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Históriapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - História (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Ariane Bárbara Alves Prudêncio.pdf655,56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons