Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52077
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SZLACHTA JUNIOR, Arnaldo Martin | - |
dc.contributor.author | PRUDÊNCIO, Ariane Bárbara Alves | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-28T13:59:26Z | - |
dc.date.available | 2023-08-28T13:59:26Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-08 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-30 | - |
dc.identifier.citation | PRUDÊNCIO, Ariane Bárbara Alves. Ensino de História Indígena no Brasil com base na Lei 1.645/2008: uma reflexão sobre o protagonismo do professor de História. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52077 | - |
dc.description.abstract | A investigação ora apresentada discute os limites e subsídios para o Ensino de História Indígena do Brasil nas aulas de História. Trata-se de uma reflexão sobre o papel do professor de História e seu protagonismo na efetivação da lei 11.645/2008. A legislação deverá ser aplicada nas escolas utilizando-se do currículo multicultural ou Intercultural e das críticas decoloniais à reprodução historiográfica eurocêntrica. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | História indígena | pt_BR |
dc.subject | Multiculturalismo | pt_BR |
dc.subject | Eurocentrismo | pt_BR |
dc.title | Ensino de História Indígena do Brasil com base na Lei 11.645/2008: uma reflexão sobre o protagonismo do professor de História. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8402595554733516 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4661859185167472 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The investigation presented here discusses the limits and subsidies for Teaching Indigenous History of Brazil in History classes. It is a reflection on the role of the History teacher and his role in the implementation of Law 11.645/2008. The legislation should be applied in schools using the multicultural or intercultural curriculum and decolonial criticisms of Eurocentric historiographical reproduction. As methodological procedures, we used an extensive bibliographical research, revisiting books, theses, dissertations and scientific articles on the Teaching of Indigenous History in Brazil, seeking to understand the importance of the History professional in the construction of criticality regarding the indigenous theme in schools and problematizing the undervaluation of Brazilian indigenous culture. The general objective of this study was to know and understand the environment, resources and tools available to the History teacher in the insertion and problematization of this theme. It is also important to understand what results come from the teacher's daily work with the aim of overcoming prejudices and stereotypes, as well as building a society with less racial discrimination and more appreciation of indigenous cultures and knowledge in Brazil. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::História | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DH) - Departamento de História | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de História | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - História (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Ariane Bárbara Alves Prudêncio.pdf | 655,56 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons