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Título : Capoeira, filosofias africanas e educação popular : o corpo como texto e as gingas como grafias que expressam subjetividades em movimento emancipatório em Tamandaré-PE
Autor : SILVA, João Paulo de Azevedo
Palabras clave : Capoeira; Filosofia africana; Educação popular; Subjetividade
Fecha de publicación : 12-jun-2023
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVA, João Paulo de Azevedo. Capoeira, filosofias africanas e educação popular: o corpo como texto e as gingas como grafias que expressam subjetividades em movimento emancipatório em Tamandaré-PE. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Resumen : A presente dissertação de mestrado intenciona uma educação antirracista, servindo-se das filosofias africanas potentes nas rodas de capoeira. Objetivou compreender os processos de reversão subjetiva racista na Associação de Capoeira Semente de Ouro em Tamandaré-PE. Assim, pretendeu identificar os mecanismos de inferiorização de corpos negros, nomear os saberes que fortalecem e valorizam a identidade afro- diaspórica, as temporalidades e as ferramentas emancipatórias. Servimo-nos de Oruka (1994; 2002), Machado (2014; 2019), Renato Noguera (2010; 2011; 2013), os saberes de Amenemope e Òrúnmìlá e Frantz Fanon (1965; 1980; 2008). Também as contribuições da Educação Popular: Freire (1987; 1996), Brandão (2009; 2019; 2022; S/D) e Jara (2020). E dos capoeiristas que nos ajudaram a refletir a capoeira dentro de outra lógica, a partir de um espaço em movimento que educa e contribui na superação das subjetividades subalternizadas dos sujeitos negros. A natureza dessa pesquisa é qualitativa (MINAYO 2007), tendo como método o Estudo de Caso Alargado (LAGE 2013; SANTOS 1983), como coleta nos servimos da observação participante, da entrevista semiestruturada e como chave interpretativa a Análise de Conteúdo (BARDIN 2011). Concluímos que o grupo de Capoeira Semente de Ouro produz uma educação que reverte as subjetividades subalternizadas, através de saberes produzidos no sentir-pensar tecidos nos treinos, nas rodas dialógicas, na retomada da memória coletiva e na musicalidade sob o lastro das Filosofias Africanas. Outrossim, os modos e ferramentas manifestam-se na utilização das técnicas, na sinergia do grupo(axé), na circularidade que fomenta pertencimento e identidade e nas falas dos contramestres que integram o eu-tu, o tu-grupo/ancestralidade, o grupo-sociedade e lutas pela afirmação dos corpos negros que mobilizam desejos, sonhos e gingas na capoeira e na vida.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52068
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

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