Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51725

Compartilhe esta página

Título: Avaliação da aprendizagem matemática no ensino remoto de Pernambuco: mapeamento, análise e diálogos possíveis
Autor(es): PEREIRA, Neidijane Cristina
Palavras-chave: Ensino remoto; Ensino-aprendizagem; Avaliação matemática
Data do documento: 29-Dez-2021
Citação: PEREIRA, Neidijane Cristina. Avaliação da aprendizagem matemática no ensino remoto em Pernambuco: mapeamento, análise e diálogos possíveis. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Matemática - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Este estudo apresenta o resultado de uma sondagem sobre o tem sido feito em relação a avaliação da aprendizagem matemática no contexto do ensino remoto emergencial no Estado de Pernambuco, nos níveis Fundamental II e Médio. Nele, buscou-se compilar dados referentes aos modelos empregados, no que concerne as ferramentas, instrumentos, habilidades, experiências e dificuldades encontradas nesse período pandêmico, e comparar o tipo da avaliação adotada por cada um dos participantes, com as dificuldades relatadas. Para tanto, foi elaborado e aplicado um formulário on-line de pesquisa. Os participantes são 46 professores de matemática, lecionam tanto nas áreas rurais como na metropolitana, em escolas públicas e particulares. Obteve-se como resultados três pontos relevantes. O primeiro revela que é notória a falta de acesso às tecnologias, tanto para professores como para alunos. O segundo revela a falta de acompanhamento das aulas pelos alunos, seja por falta de interesse ou de incentivo dos pais. O terceiro resultado evidencia a necessidade de uma revisão global no que cerne ao modo de abordar o conhecimento, para contrapor as inúmeras situações adversas que aparecem e levar o discente a buscar o conhecimento em um mundo cheio de distrações.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51725
Aparece nas coleções:(TCC) - Matemática (Licenciatura) (EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Neidijane Cristina Pereira.pdf606,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons