Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51725
Compartilhe esta página
Título: | Avaliação da aprendizagem matemática no ensino remoto de Pernambuco: mapeamento, análise e diálogos possíveis |
Autor(es): | PEREIRA, Neidijane Cristina |
Palavras-chave: | Ensino remoto; Ensino-aprendizagem; Avaliação matemática |
Data do documento: | 29-Dez-2021 |
Citação: | PEREIRA, Neidijane Cristina. Avaliação da aprendizagem matemática no ensino remoto em Pernambuco: mapeamento, análise e diálogos possíveis. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Matemática - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
Abstract: | Este estudo apresenta o resultado de uma sondagem sobre o tem sido feito em relação a avaliação da aprendizagem matemática no contexto do ensino remoto emergencial no Estado de Pernambuco, nos níveis Fundamental II e Médio. Nele, buscou-se compilar dados referentes aos modelos empregados, no que concerne as ferramentas, instrumentos, habilidades, experiências e dificuldades encontradas nesse período pandêmico, e comparar o tipo da avaliação adotada por cada um dos participantes, com as dificuldades relatadas. Para tanto, foi elaborado e aplicado um formulário on-line de pesquisa. Os participantes são 46 professores de matemática, lecionam tanto nas áreas rurais como na metropolitana, em escolas públicas e particulares. Obteve-se como resultados três pontos relevantes. O primeiro revela que é notória a falta de acesso às tecnologias, tanto para professores como para alunos. O segundo revela a falta de acompanhamento das aulas pelos alunos, seja por falta de interesse ou de incentivo dos pais. O terceiro resultado evidencia a necessidade de uma revisão global no que cerne ao modo de abordar o conhecimento, para contrapor as inúmeras situações adversas que aparecem e levar o discente a buscar o conhecimento em um mundo cheio de distrações. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51725 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Matemática (Licenciatura) (EAD) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Neidijane Cristina Pereira.pdf | 606,8 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons