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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51658
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Título: | Polissemia de sentidos e articulações discursivas que envolvem a avaliação da aprendizagem e atravessam as práticas avaliativas de professoras no agreste pernambucano |
Autor(es): | ALVES, Ana Rinêlda Targino |
Palavras-chave: | Avaliação educacional; Avaliação da aprendizagem; Prática de ensino; Teoria do discurso |
Data do documento: | 22-Jun-2023 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | ALVES, Ana Rinêlda Targino. Polissemia de sentidos e articulações discursivas que envolvem a avaliação da aprendizagem e atravessam as práticas avaliativas de professoras no agreste pernambucano. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Abstract: | A presente pesquisa faz um trajeto no terreno educacional situando-se nas discussões sobre o significante avaliação, a polissemia de sentidos que o projeta em múltiplas direções, e as articulações discursivas em que se manifesta; com o objetivo de compreender nas práticas de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental como estas avaliam diante da polissemia de sentidos e articulações discursivas que envolvem à avaliação da aprendizagem. Para tanto, nos propusemos a identificar nos discursos de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental sentidos de avaliação e práticas avaliativas; mapear sentidos articulados que disputam pela significação da avaliação da aprendizagem e práticas avaliativas presentes em textos oficiais e normativos vigentes no município de Caruaru; e identificar as práticas avaliativas utilizadas com maior frequência pelas professoras no cotidiano da sala de aula. A complexidade da avaliação, tanto no domínio conceitual, quanto nas práticas que a efetivam, implicam em articulações discursivas que a capturam como a desculpa, a culpada, o ponto nodal e/ou a solução para os problemas educacionais. Logo, consideramos relevante ampliar a discussão através de uma perspectiva discursiva tendo a Teoria do Discurso enquanto caminho teórico-metodológico. Assim, esta pesquisa se justifica e vem agregar à comunidade acadêmica, visto que o levantamento realizado junto aos trabalhos da ANPED e da BDTD da UFPE, apontou, entre outras questões, a presença de um único trabalho que trata da avaliação em uma perspectiva orientada pela Teoria do Discurso, dentro do marco temporal estabelecido. Assim, nos inscrevemos no jogo de disputas por significação tomando a avaliação da aprendizagem e as práticas avaliativas como práticas articulatórias, em uma perspectiva vinculada a Teoria do Discurso iniciada em Laclau e Mouffe (2015). Além disso, nos referenciamos em autores que tratam de concepções de avaliação da aprendizagem como Méndez (2002), Freitas (2009), Marinho, Fernandes e Leite (2014), entre outros. Como procedimentos de construção dos dados para a pesquisa realizamos entrevistas semiestruturada com três professoras dos anos iniciais da educação básica, que atuam em duas escolas públicas municipais em Caruaru; assim como observações de aulas destas professoras. Também realizamos uma análise nos textos e documentos oficiais vigentes nas escolas que foram nosso campo de pesquisa. A partir dos dados analisados compreendemos que a avaliação da aprendizagem por ser uma categoria polissêmica, polêmica e complexa, encontra no campo da Educação escolarizada lugar de vazão para existir e se desenvolver em suas várias dimensões, pois é disputada e negociada em uma variedade de posições discursivas, que a tomam para diferentes projetos, propósitos e intensões. Desse modo, são estas múltiplas possibilidades contextuais que atravessam as práticas avaliativas, criando e recriando as complexas realidades da sala de aula e da escola. Diante do exposto, podemos contingencialmente apontar que as professoras avaliam disputando com uma polissemia e articulações discursivas que envolvem o ensinar e o aprender; avaliam através de atos decisórios; avaliam com intencionalidade de fazer com que o ensino faça sentido para os alunos; também avaliam tencionando e disputando com os documentos, textos oficiais, programas e políticas que chegam até o chão da sala de aula. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51658 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA |
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