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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataíde de-
dc.contributor.authorALVES, Ana Rinêlda Targino-
dc.date.accessioned2023-07-27T13:05:04Z-
dc.date.available2023-07-27T13:05:04Z-
dc.date.issued2023-06-22-
dc.identifier.citationALVES, Ana Rinêlda Targino. Polissemia de sentidos e articulações discursivas que envolvem a avaliação da aprendizagem e atravessam as práticas avaliativas de professoras no agreste pernambucano. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51658-
dc.description.abstractA presente pesquisa faz um trajeto no terreno educacional situando-se nas discussões sobre o significante avaliação, a polissemia de sentidos que o projeta em múltiplas direções, e as articulações discursivas em que se manifesta; com o objetivo de compreender nas práticas de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental como estas avaliam diante da polissemia de sentidos e articulações discursivas que envolvem à avaliação da aprendizagem. Para tanto, nos propusemos a identificar nos discursos de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental sentidos de avaliação e práticas avaliativas; mapear sentidos articulados que disputam pela significação da avaliação da aprendizagem e práticas avaliativas presentes em textos oficiais e normativos vigentes no município de Caruaru; e identificar as práticas avaliativas utilizadas com maior frequência pelas professoras no cotidiano da sala de aula. A complexidade da avaliação, tanto no domínio conceitual, quanto nas práticas que a efetivam, implicam em articulações discursivas que a capturam como a desculpa, a culpada, o ponto nodal e/ou a solução para os problemas educacionais. Logo, consideramos relevante ampliar a discussão através de uma perspectiva discursiva tendo a Teoria do Discurso enquanto caminho teórico-metodológico. Assim, esta pesquisa se justifica e vem agregar à comunidade acadêmica, visto que o levantamento realizado junto aos trabalhos da ANPED e da BDTD da UFPE, apontou, entre outras questões, a presença de um único trabalho que trata da avaliação em uma perspectiva orientada pela Teoria do Discurso, dentro do marco temporal estabelecido. Assim, nos inscrevemos no jogo de disputas por significação tomando a avaliação da aprendizagem e as práticas avaliativas como práticas articulatórias, em uma perspectiva vinculada a Teoria do Discurso iniciada em Laclau e Mouffe (2015). Além disso, nos referenciamos em autores que tratam de concepções de avaliação da aprendizagem como Méndez (2002), Freitas (2009), Marinho, Fernandes e Leite (2014), entre outros. Como procedimentos de construção dos dados para a pesquisa realizamos entrevistas semiestruturada com três professoras dos anos iniciais da educação básica, que atuam em duas escolas públicas municipais em Caruaru; assim como observações de aulas destas professoras. Também realizamos uma análise nos textos e documentos oficiais vigentes nas escolas que foram nosso campo de pesquisa. A partir dos dados analisados compreendemos que a avaliação da aprendizagem por ser uma categoria polissêmica, polêmica e complexa, encontra no campo da Educação escolarizada lugar de vazão para existir e se desenvolver em suas várias dimensões, pois é disputada e negociada em uma variedade de posições discursivas, que a tomam para diferentes projetos, propósitos e intensões. Desse modo, são estas múltiplas possibilidades contextuais que atravessam as práticas avaliativas, criando e recriando as complexas realidades da sala de aula e da escola. Diante do exposto, podemos contingencialmente apontar que as professoras avaliam disputando com uma polissemia e articulações discursivas que envolvem o ensinar e o aprender; avaliam através de atos decisórios; avaliam com intencionalidade de fazer com que o ensino faça sentido para os alunos; também avaliam tencionando e disputando com os documentos, textos oficiais, programas e políticas que chegam até o chão da sala de aula.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectTeoria do discursopt_BR
dc.titlePolissemia de sentidos e articulações discursivas que envolvem a avaliação da aprendizagem e atravessam as práticas avaliativas de professoras no agreste pernambucanopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1881270846296330pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3082597438365146pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAApt_BR
dc.description.abstractxThe present research takes a path in the educational terrain, situating itself in the discussions about the signifier of evaluation, the polysemy of meanings that projects it in multiple directions, and the discursive articulations in which it manifests itself; with the objective of understanding in the practices of teachers in the early years of Elementary School how they evaluate in the face of the polysemy of meanings and discursive articulations that involve the evaluation of learning. To do so, we set out to identify in the speeches of teachers in the early years of Elementary School evaluation meanings and evaluative practices; map articulated meanings that compete for the meaning of learning assessment and evaluative practices present in official and normative texts in force in the municipality of Caruaru; and to identify the evaluative practices used more frequently by the teachers in the daily classroom. The complexity of the assessment, both in the conceptual domain and in the practices that make it effective, imply discursive articulations that capture it as the excuse, the culprit, the nodal point and/or the solution to educational problems. Therefore, we consider it relevant to broaden the discussion through a discursive perspective, having Discourse Theory as a theoretical- methodological path. Thus, this research is justified and brings together the academic community, since the survey carried out along with the works of ANPED and BDTD of UFPE, pointed out, among other issues, the presence of a single work that deals with the evaluation in a perspective guided by the Discourse Theory, within the established time frame. Thus, we participate in the game of disputes over meaning, taking the assessment of learning and evaluative practices as articulatory practices, in a perspective linked to Discourse Theory initiated by Laclau and Mouffe (2015). In addition, we refer to authors who deal with learning assessment concepts such as Méndez (2002), Freitas (2009), Marinho, Fernandes e Leite (2014), among others. As data construction procedures for the research, we conducted semi- structured interviews with three teachers from the early years of basic education, who work in two municipal public schools in Caruaru; as well as observations of these teachers' classes. We also carried out an analysis of the official texts and documents in force in the schools that were our field of research. Based on the data analyzed, we understand that the evaluation of learning, as a polysemic, controversial and complex category, finds in the field of school-based education a place of flow to exist and develop in its various dimensions, as it is disputed and negotiated in a variety of positions. discursive, which use it for different projects, purposes and intentions. Thus, it is these multiple contextual possibilities that cross the evaluative practices, creating and recreating the complex realities of the classroom and school. Given the above, we can contingency point out that the teachers evaluate disputing with a polysemy and discursive articulations that involve teaching and learning; evaluate through decision-making acts; they evaluate with the intention of making teaching make sense to the students; they also evaluate by intending and disputing with the documents, official texts, programs and policies that reach the classroom floor.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

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