Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51468

Compartilhe esta página

Título: O tratamento da ordem e da topicalização em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio
Autor(es): SOUZA, Thalyta Reis de
Palavras-chave: Topicalização; Livro didático de português; Ensino médio; Análise linguística
Data do documento: 11-Mai-2023
Citação: SOUZA, Thalyta Reis. O tratamento da ordem e da topicalização em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio. Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura em Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Este trabalho objetiva analisar obras didáticas do Ensino Médio, buscando perceber a presença ou ausência do estudo da topicalização e de que maneira esse tema é estudado no Ensino Médio. A presente pesquisa propõe a topicalização como fenômeno linguístico de grande relevância no ensino de Língua Portuguesa, especialmente dos pontos de vista informacional e discursivo, uma vez que as diferentes possibilidades de reordenação dos elementos de uma oração ampliam a eficácia comunicativa. A topicalização, nesse sentido, possibilita efetivamente uma boa capacidade de expressão tanto na modalidade oral quanto na modalidade escrita da Língua. Para o alcance do objetivo do trabalho, a pesquisa ancorou-se, principalmente, nos estudos de Pontes (1987), para fundamentação do fenômeno da topicalização na Língua Portuguesa, e Chociay (1993), para assegurar a relevância do tema. Finalmente, quanto aos nossos resultados, foi possível perceber que, embora os livros didáticos analisados não tratem da topicalização, tratam, de maneira superficial e preconceituosa, da ordem dos termos da oração.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51468
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC. Thalyta Reis de Souza .pdf22,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons