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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51468
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | LIMA, Ana Maria Costa de Araújo | - |
dc.contributor.author | SOUZA, Thalyta Reis de | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-12T15:00:49Z | - |
dc.date.available | 2023-07-12T15:00:49Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-11 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-30 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Thalyta Reis. O tratamento da ordem e da topicalização em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio. Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura em Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51468 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho objetiva analisar obras didáticas do Ensino Médio, buscando perceber a presença ou ausência do estudo da topicalização e de que maneira esse tema é estudado no Ensino Médio. A presente pesquisa propõe a topicalização como fenômeno linguístico de grande relevância no ensino de Língua Portuguesa, especialmente dos pontos de vista informacional e discursivo, uma vez que as diferentes possibilidades de reordenação dos elementos de uma oração ampliam a eficácia comunicativa. A topicalização, nesse sentido, possibilita efetivamente uma boa capacidade de expressão tanto na modalidade oral quanto na modalidade escrita da Língua. Para o alcance do objetivo do trabalho, a pesquisa ancorou-se, principalmente, nos estudos de Pontes (1987), para fundamentação do fenômeno da topicalização na Língua Portuguesa, e Chociay (1993), para assegurar a relevância do tema. Finalmente, quanto aos nossos resultados, foi possível perceber que, embora os livros didáticos analisados não tratem da topicalização, tratam, de maneira superficial e preconceituosa, da ordem dos termos da oração. | pt_BR |
dc.format.extent | 23f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Topicalização | pt_BR |
dc.subject | Livro didático de português | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Análise linguística | pt_BR |
dc.title | O tratamento da ordem e da topicalização em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K2589047D2&tokenCaptchar=03AL8dmw_X_ysStRqK77fp3--jnXu1-WUtgiDeRTfUSMrt4BbeuOxNAXU9TqidVsLqkctR-7WjrcrJcm7qcp0FTFLm_CsT0j6aYvTMLpCij3mVEj5SObN7kcd5rFTTvgtbiqq5Reuo9MxNq3F5wYvpw3uqMCSadx42EP_O5HpNf2ZDXjEmE2RvMryK98S4qBjFIibKdecRL_HdnZRBhqUGLoPzFq3XkmQescVk2EUpD4yjNpRy6qAXFks3Yt8NUUANRTmlWgQOqYyKi-ysGjPmTReELRseqBIKXlZBbKqeNAOsJd9eOf9NVe8vxhO7lo0-V-G-2tJ4vUMDOrribIGtqBAUB-AuiGNZtDdreNINnVBrESnw1a2bEf_g6uO229mmydD0cQGAt3Mcv-HCA46DcxmeFTAsFuRidIwoxSNZ07oMMiJJY8YLxq-eivGTVgVhWLC5IyzGVtXa3MYmxGveUYEgE83Fhy19Yg9VxTR3Jl-s2IewAgzhvQ1zQwRWBm1uMuujm2haGwBdtrMbIIOMo4rOnfoz8eG3eXyb22DcdmEaccDzDNB80yptPaIbFvCrrIiT8hkPIbt-upibjd2HKjtzyWBQsxuIYg | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763082Z1&tokenCaptchar=03AL8dmw_LTxvciJFy-ByLIgL_sM9e-A62lAdqpIKHzs2xeCJLj42sIuqNhs_8YnKJAVbKxbgFNhJkQcO9Z3eB8Tc_B5o4LApKk1F8xjo1Q1MAeiPXr7L9NiyUJzBe2x9hIHSiMsF9oGnUz49prSSWkVmq2xZMRkD06pY1jt5eWnqKkJva1fAqw6vlq4ev_oFOihvW-km1vlzeVPjSOVcDxYsdvX3ycYHlN20F74kOQ1VwuiKexbIioKPd-tOYeeyt7g5ri3mEISbyIMPFAtKOLOa1p1y2YgP1h_n4QcUWKCweLODbjusief76qwy5gIgKlooE6JOlrojPog4gs4llmsVUK5QcZuiipNkoWphGvA9Hlcim5yPig36Y3v8H4iHLZnA2CB_urGYdH9GJYbGdVtULdrKHzaPKOnmGOP-ZmpEhhlGXvB_P3konuCIn8rgPXQCbkmE6TdUiDdVouM0D_wWm9fxrKT9slM_v4muaFwgZMe4bO9CstNGFSPxOFbA7KLOGo0WECbPf9xgZpommzAeIdMIveyuDJ7PmTG-25J-ZDNsP5UOCDV5WZWNc_ymwXgUQVHADvGIJ | pt_BR |
dc.description.abstractx | Este trabajo tiene como objetivo analizar las obras didácticas de la escuela secundaria, buscando percibir la presencia o ausencia del estudio de la topicalización, y cómo este tema es estudiado en la escuela secundaria. Esta investigación propone la topicalización como un fenómeno lingüístico de extrema relevancia en la enseñanza de la lengua portuguesa, especialmente desde el punto de vista informativo y discursivo, ya que diferentes posibilidades de reordenación de los elementos de una oración aumentan la eficacia comunicativa. La topicalización, en este sentido, habilita efectivamente una buena capacidad de expresión tanto en la modalidad oral como en la escrita de la Lengua. Para alcanzar lo objetivo del trabajo, la investigación se ancló, principalmente, en los estudios de Pontes (1987), para fundamentar el fenómeno de topicalización de la lengua portuguesa, y Chociay (1993), para asegurar la pertinencia del tema. Finalmente, en cuanto a nuestros resultados, fue posible percibir que, si bien los libros de texto analizados no tratan de la topicalización, tratan, de manera superficial y prejuiciada, del orden de los términos de la oración. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC. Thalyta Reis de Souza .pdf | 22,51 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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