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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51468

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Ana Maria Costa de Araújo-
dc.contributor.authorSOUZA, Thalyta Reis de-
dc.date.accessioned2023-07-12T15:00:49Z-
dc.date.available2023-07-12T15:00:49Z-
dc.date.issued2023-05-11-
dc.date.submitted2023-05-30-
dc.identifier.citationSOUZA, Thalyta Reis. O tratamento da ordem e da topicalização em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio. Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura em Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51468-
dc.description.abstractEste trabalho objetiva analisar obras didáticas do Ensino Médio, buscando perceber a presença ou ausência do estudo da topicalização e de que maneira esse tema é estudado no Ensino Médio. A presente pesquisa propõe a topicalização como fenômeno linguístico de grande relevância no ensino de Língua Portuguesa, especialmente dos pontos de vista informacional e discursivo, uma vez que as diferentes possibilidades de reordenação dos elementos de uma oração ampliam a eficácia comunicativa. A topicalização, nesse sentido, possibilita efetivamente uma boa capacidade de expressão tanto na modalidade oral quanto na modalidade escrita da Língua. Para o alcance do objetivo do trabalho, a pesquisa ancorou-se, principalmente, nos estudos de Pontes (1987), para fundamentação do fenômeno da topicalização na Língua Portuguesa, e Chociay (1993), para assegurar a relevância do tema. Finalmente, quanto aos nossos resultados, foi possível perceber que, embora os livros didáticos analisados não tratem da topicalização, tratam, de maneira superficial e preconceituosa, da ordem dos termos da oração.pt_BR
dc.format.extent23f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTopicalizaçãopt_BR
dc.subjectLivro didático de portuguêspt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectAnálise linguísticapt_BR
dc.titleO tratamento da ordem e da topicalização em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K2589047D2&tokenCaptchar=03AL8dmw_X_ysStRqK77fp3--jnXu1-WUtgiDeRTfUSMrt4BbeuOxNAXU9TqidVsLqkctR-7WjrcrJcm7qcp0FTFLm_CsT0j6aYvTMLpCij3mVEj5SObN7kcd5rFTTvgtbiqq5Reuo9MxNq3F5wYvpw3uqMCSadx42EP_O5HpNf2ZDXjEmE2RvMryK98S4qBjFIibKdecRL_HdnZRBhqUGLoPzFq3XkmQescVk2EUpD4yjNpRy6qAXFks3Yt8NUUANRTmlWgQOqYyKi-ysGjPmTReELRseqBIKXlZBbKqeNAOsJd9eOf9NVe8vxhO7lo0-V-G-2tJ4vUMDOrribIGtqBAUB-AuiGNZtDdreNINnVBrESnw1a2bEf_g6uO229mmydD0cQGAt3Mcv-HCA46DcxmeFTAsFuRidIwoxSNZ07oMMiJJY8YLxq-eivGTVgVhWLC5IyzGVtXa3MYmxGveUYEgE83Fhy19Yg9VxTR3Jl-s2IewAgzhvQ1zQwRWBm1uMuujm2haGwBdtrMbIIOMo4rOnfoz8eG3eXyb22DcdmEaccDzDNB80yptPaIbFvCrrIiT8hkPIbt-upibjd2HKjtzyWBQsxuIYgpt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763082Z1&tokenCaptchar=03AL8dmw_LTxvciJFy-ByLIgL_sM9e-A62lAdqpIKHzs2xeCJLj42sIuqNhs_8YnKJAVbKxbgFNhJkQcO9Z3eB8Tc_B5o4LApKk1F8xjo1Q1MAeiPXr7L9NiyUJzBe2x9hIHSiMsF9oGnUz49prSSWkVmq2xZMRkD06pY1jt5eWnqKkJva1fAqw6vlq4ev_oFOihvW-km1vlzeVPjSOVcDxYsdvX3ycYHlN20F74kOQ1VwuiKexbIioKPd-tOYeeyt7g5ri3mEISbyIMPFAtKOLOa1p1y2YgP1h_n4QcUWKCweLODbjusief76qwy5gIgKlooE6JOlrojPog4gs4llmsVUK5QcZuiipNkoWphGvA9Hlcim5yPig36Y3v8H4iHLZnA2CB_urGYdH9GJYbGdVtULdrKHzaPKOnmGOP-ZmpEhhlGXvB_P3konuCIn8rgPXQCbkmE6TdUiDdVouM0D_wWm9fxrKT9slM_v4muaFwgZMe4bO9CstNGFSPxOFbA7KLOGo0WECbPf9xgZpommzAeIdMIveyuDJ7PmTG-25J-ZDNsP5UOCDV5WZWNc_ymwXgUQVHADvGIJpt_BR
dc.description.abstractxEste trabajo tiene como objetivo analizar las obras didácticas de la escuela secundaria, buscando percibir la presencia o ausencia del estudio de la topicalización, y cómo este tema es estudiado en la escuela secundaria. Esta investigación propone la topicalización como un fenómeno lingüístico de extrema relevancia en la enseñanza de la lengua portuguesa, especialmente desde el punto de vista informativo y discursivo, ya que diferentes posibilidades de reordenación de los elementos de una oración aumentan la eficacia comunicativa. La topicalización, en este sentido, habilita efectivamente una buena capacidad de expresión tanto en la modalidad oral como en la escrita de la Lengua. Para alcanzar lo objetivo del trabajo, la investigación se ancló, principalmente, en los estudios de Pontes (1987), para fundamentar el fenómeno de topicalización de la lengua portuguesa, y Chociay (1993), para asegurar la pertinencia del tema. Finalmente, en cuanto a nuestros resultados, fue posible percibir que, si bien los libros de texto analizados no tratan de la topicalización, tratan, de manera superficial y prejuiciada, del orden de los términos de la oración.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
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