Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51363
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARVALHO, Josias Ivanildo Flores de | - |
dc.contributor.author | FRANÇA, Camila Andrade de | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-03T14:32:26Z | - |
dc.date.available | 2023-07-03T14:32:26Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-20 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-15 | - |
dc.identifier.citation | FRANÇA, Camila Andrade de. A experiência do trabalho de campo na formação do geógrafo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso, Geografia Bacharelado - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51363 | - |
dc.description.abstract | A geografia humana, centrada no ser humano e na sua relação com o espaço, reconhece no trabalho de campo a oportunidade de unir teoria e prática de maneira intimista. Das muitas técnicas utilizadas por geógrafos para analisar e estudar o espaço, o trabalho de campo permite ao geógrafo ter em mãos o mundo como seu escritório. Ao longo da história da Geografia, muitos se dispuseram a descrever a paisagem sob suas próprias perspectivas, aguçando no outro a vontade de também conhece-la. As representações cartográficas ao longo do tempo nos mostram quão rica pode ser a interpretação de um bom conhecedor. Ao optar pela pesquisa participante, o geógrafo enfatiza a importância da inclusão dos participantes em todas as etapas do processo. O trabalho de campo alinhado à pesquisa participante permite uma compreensão aprofundada das variadas perspectivas, representações e experiências contribuindo também com a construção de uma relação de confiança entre pesquisador e participante, o que pode ser crucial em contextos sensíveis ou marginalizados. A participação em trabalhos de campo durante a graduação permite que o estudante desenvolva habilidades importantes para a pesquisa geográfica como a observação, a coleta e análise de dados, sejam eles quantitativos ou qualitativos, vivenciando na prática os desafios e possibilidades do campo da investigação geográfica. | pt_BR |
dc.format.extent | 49p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Trabalho de Campo | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa Participante | pt_BR |
dc.subject | Espaço Geográfico | pt_BR |
dc.subject | Formação do Geógrafo | pt_BR |
dc.title | A experiência do trabalho de campo na formação do geógrafo | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8233696147333624 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5729938690147213 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Human geography, centered on the human being and its relationship with space, recognizes in field work the opportunity to unite theory and practice in an intimate way. Of the many techniques geographers use to analyze and study space, fieldwork allows the geographer to have the world in his hands as his office. Thro the history of Geography, many have been willing to describe the landscape from their own perspectives, sharpening in others the desire to know it too. Cartographic representations over time show us how rich the interpretation of a good acquaintance can be. When choosing the participant survey, the geographer emphasizes the importance of participant inclusion in all stages of the process. Field work aligned with participatory research enables an in-depth understanding of the diverse perspectives, representations and experiences also contributing to building a relationship of trust between researcher and participant, which can be crucial in sensitive or marginalized contexts. Participation in fieldwork during graduation enables the student to develop skills important for geographic research such as observation, collection and analysis of data, whether quantitative or qualitative, experiencing in practice the challenges and possibilities of the field of geographical research. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Geografia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Geografia (Bacharelado) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Geografia (Bacharelado) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Camila Andrade de França.pdf | 1,94 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons