Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51106

Compartilhe esta página

Título: A ludicidade no processo de ensino do esporte coletivo: o que dizem alguns professores de educação física de Vitória de Santo Antão-PE
Autor(es): VIEIRA, Gilberto Ramos
Palavras-chave: Educação física para crianças; Ludicidade; Esportes coletivos
Data do documento: 30-Jul-2021
Citação: .
Abstract: Pesquisas tem apresentado o lúdico, por meio dos jogos e brincadeiras, como um instrumento potencializador do desenvolvimento motor e cognitivo dos seus praticantes, melhorando também o letramento, integração entre os escolares e melhoria da qualidade de vida. O lúdico ainda mostra-se aplicável e eficiente no processo de ensino-aprendizagem em diversas áreas do saber. Entretanto, apesar dos diversos estudos, ainda é escasso estudos que apresentem a utilização da ludicidade, pelos professores de Educação Física do ensino fundamental, como ferramenta pedagógica de ensino dos Esportes Coletivos. Assim pretendeu-se Investigar a utilização da ludicidade como ferramenta pedagógica no ensino dos Esportes Coletivos pelos professores de Educação Física do Ensino Fundamental. Para tal, 7 professores de Educação Física do ensino fundamental do município de Vitória de Santo Antão-PE foram entrevistados por meio de um questionário eletrônico. Suas respostas foram analisadas de forma quantitativa (estatística descritiva) e qualitativa (análise do conteúdo). Neste sentido, os resultados mostraram que 71,4% dos entrevistados afirmaram seguir as orientações dos documentos curriculares nacionais, 100% afirmaram utilizar a ludicidade em aula, pois veem relação entre esta e o esporte coletivo. Todos os professores alegaram que, com o uso da ludicidade, os Esportes Coletivos são melhores ensinados e aprendidos. Enfim, podemos afirmar que, a partir do momento que se investigou a utilização da ludicidade como ferramenta pedagógica nos Esportes Coletivos, compreendeu-se sua importância no processo de ensino dentro do componente curricular Educação Física no ensino fundamental, em especial, por facilitar o ensino do conteúdo e tornar as aulas mais dinâmicas e compreensíveis.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51106
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vieira, Gilberto Ramos.pdf1,83 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons