Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51106
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LEÃO, Iberê Caldas Souza | - |
dc.contributor.author | VIEIRA, Gilberto Ramos | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-16T14:07:47Z | - |
dc.date.available | 2023-06-16T14:07:47Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-30 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-16 | - |
dc.identifier.citation | . | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51106 | - |
dc.description.abstract | Pesquisas tem apresentado o lúdico, por meio dos jogos e brincadeiras, como um instrumento potencializador do desenvolvimento motor e cognitivo dos seus praticantes, melhorando também o letramento, integração entre os escolares e melhoria da qualidade de vida. O lúdico ainda mostra-se aplicável e eficiente no processo de ensino-aprendizagem em diversas áreas do saber. Entretanto, apesar dos diversos estudos, ainda é escasso estudos que apresentem a utilização da ludicidade, pelos professores de Educação Física do ensino fundamental, como ferramenta pedagógica de ensino dos Esportes Coletivos. Assim pretendeu-se Investigar a utilização da ludicidade como ferramenta pedagógica no ensino dos Esportes Coletivos pelos professores de Educação Física do Ensino Fundamental. Para tal, 7 professores de Educação Física do ensino fundamental do município de Vitória de Santo Antão-PE foram entrevistados por meio de um questionário eletrônico. Suas respostas foram analisadas de forma quantitativa (estatística descritiva) e qualitativa (análise do conteúdo). Neste sentido, os resultados mostraram que 71,4% dos entrevistados afirmaram seguir as orientações dos documentos curriculares nacionais, 100% afirmaram utilizar a ludicidade em aula, pois veem relação entre esta e o esporte coletivo. Todos os professores alegaram que, com o uso da ludicidade, os Esportes Coletivos são melhores ensinados e aprendidos. Enfim, podemos afirmar que, a partir do momento que se investigou a utilização da ludicidade como ferramenta pedagógica nos Esportes Coletivos, compreendeu-se sua importância no processo de ensino dentro do componente curricular Educação Física no ensino fundamental, em especial, por facilitar o ensino do conteúdo e tornar as aulas mais dinâmicas e compreensíveis. | pt_BR |
dc.format.extent | 49 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação física para crianças | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Esportes coletivos | pt_BR |
dc.title | A ludicidade no processo de ensino do esporte coletivo: o que dizem alguns professores de educação física de Vitória de Santo Antão-PE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5828939728868582 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Research has presented the playful, through games and joking, as an instrument that enhances the motor and cognitive development of its practitioners, also improving literacy, integration among students and improvement of quality of life. The playful is still applicable and efficient in the teaching-learning process in several areas of knowledge. However, despite several studies, there are still few studies that present the use of it as a pedagogical teaching tool for collective sports. Thus, it was intended to investigate the use of ludicity as a pedagogical tool in the teaching of Collective Sports by teachers of Physical Education of Elementary School. To this end, 7 physical education teachers from elementary school in the city of Vitória, Santo Antão-PE were interviewed through an electronic questionnaire, their answers were analyzed quantitatively (descriptive statistics) and qualitative (content analysis). In this sense, the results showed that 71.4% of the interviewees stated that they followed the guidelines of the national curriculum documents, 100% stated that they used the ludicity in class, because they see a relationship between it and the collective sport. All teachers claimed that, with the use of ludicity, collective sports are better taught and learned. Finally, we can affirm that, from the moment we investigated the use of ludicity as a pedagogical tool in Collective Sports, its importance in the teaching process within the physical education curricular component in elementary school was investigated, especially by facilitating the teaching of content and making classes more dynamic and understandable. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vieira, Gilberto Ramos.pdf | 1,83 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons